sábado, 10 de junho de 2023

ICONOGRAFIA PAULISTANA Séc. XIX

São Paulo de Outrora - Século XIX
Fotos copiadas do livro deste mesmo título, de autoria de Paulo Cursino de Moura - 1932
(Inicialmente publicada antes de 1930 pelo jornal Diário de S. Paulo, evocando reminiscências das mais emblemáticas ruas, praças e edificações paulistanas).


 

















1-A vista de ladeira acima não parece a de São João, mas da Rua do Seminário, trecho antes conhecido como Ladeira de Santa Ifigênia, que começa defronte ao pequeno largo da igreja, até aos dias de hoje. Tradicional local de hotéis, principalmente para imigrantes, começando pelo que aparece do lado esquerdo, o familiar Hotel Itália-Brasil. 
2-A foto inferior, confusamente chamada de "Ladeira do Acú, que ficava na mesma Rua São João, do outro lado do vale, começando no tanque do Acú de lavadeiras, atual Largo Paissandu.
*Originário do tupi, o nome Anhangabaú vem de anhang-ba-y, que significa "rio dos malefícios do diabo". Os índios acreditavam que as águas do riacho Anhangabaú "provocavam doenças físicas e espirituais", além de receber a água do Acú e/ou Acuba, considerada venenosa, provável arsênico. Vale do (Rio) Anhangabaú, São Paulo.






































Nenhum comentário:

Postar um comentário