sábado, 10 de junho de 2023

CAP. MOR SEBASTIÃO DE FREITAS CAVALEIRO FIDALGO

Capitão Mor, Juiz, Vereador e Ouvidor 
*Sebastião de Freitas*
Cavaleiro Fidalgo da Casa Real Portuguesa

um Herói Bandeirante Luso-Paulista!
 

BIOGRAFIA I
Genealogia Paulistana 
Luiz Gonzaga da Silva Leme Vol VII - Pág. 168 a 223
"Da Bahia (onde desembarcou no governo geral) passou a S. Paulo Sebastião de Freitas, onde prestou muitos serviços, porque em 1594 acompanhou ao capitão Jorge Corrêa ao sertão a revidar guerra contra o bárbaro gentio (Confederação dos Tamoyos), que fizeram um cerco à vila de S. Paulo. Em 1595 acompanhou o capitão Jeronimo Pereira de Souza (Botafogo) ao (mesmo) sertão*, levando seus escravos a dar guerra ao inimigo gentio, a bem e prevenção da capitania. Por este e outros serviços foi armado cavaleiro em 1600 em S. Paulo por d. Francisco de Souza (2º mandato de 1601) com faculdade régia. Em S. Paulo foi pessoa de respeito, autoridade e estimação tendo sempre as rédeas do governo, e em 1606 recebeu de Jeronimo Corrêa Souto Mayor, loco-tenente do donatário Lopo de Souza, a patente de capitão da gente de Piratininga do Campo de S. Paulo, para com ela acudir em todas as ocasiões de rebate de inimigo na costa" (invasões de S. Vicente). (In Pedro Taques, Nobiliarquia Paulistana).

Título Freitas 
"Sebastião de Freitas, natural de Alagoa da cidade de Silves (distrito de Faro) no Algarve, f.º de Manoel Pires, pessoa nobre e provedor da santa casa de misericórdia da dita cidade (em Portugal), passou ao Brasil em praça de soldado da companhia do capitão Gabriel Soares, que veio a Bahia em 1591 com o governador geral d. Francisco de Souza para o acompanhar ao sertão no descobrimento das (anunciadas e incógnitas) minas de prata que tinha ido oferecer a el-rei d. Felippe I, Roberio Dias, natural da Bahia, (o qual havia) assegurando (ao rei) que "havia mais prata no Brasil do que Bilbao dava ferro em Biscaia", e pedindo por prêmio a mercê (do título) de "marquês das Minas", que se lhe não conferiu, e foi somente despachado como administrador geral das ditas Minas, sendo o título de marquês conferido a d. Francisco de Souza".
*A provisão de D. Francisco de Sousa, que armou cavaleiro Sebastião de Freitas, declarou que este acompanhou Jorge Correia, Manuel Soeiro e João Pereira de Sousa Botagogo a fazer guerra ao gentio que, em ataque, tinha vindo (em extermínio) contra a vila de S. Paulo. Essas três bandeiras foram, pois, ao mesmo sertão. (In Na Capitania de S. Vicente, W. Luíz, pg. 263).

 BIOGRAFIA II
NOBILIARQUIA PAULISTANA
Pedro Taques de Almeida Paes Leme
Cap. Mor Sebastião de Freitas - "Vindo de Portugal, Sebastião de Freitas chegou ao Brasil no ano de mil e quinhentos e noventa e um, como soldado de Gabriel Soares que, em companhia de Dom Francisco de Souza (1º mandato), fez as diligências (infrutíferas) para descobrir na Bahía as minas de prata (do baiano Roberio Dias*)".
*Robério Dias, despeitado por não ter recebido o almejado titulo de marquês, morreu sem revelar o segredo daquela fértil e riquíssima mina de prata, que certamente existia e de onde, quando em vida, extraíra o precioso metal empregado em sua finíssima baixela e no serviço de sua capela; e nem mesmo aos seus herdeiros confiou esse segredo, que levou consigo ao reino do silêncio!
"Sebastião de Freitas acompanhou vindo da Baía, as expedições ao sertão, para ano de 1594, a S. Vicente, de onde passou a S. Paulo. Aí, foi ao sertão (Vale do Paraíba do Sul?), na bandeira de Jorge Correia, no ano de 1594, a dar guerra ao "gentio inimigo" (revide ao ataque maciço sofrido pela vila) vindo (os canibais) a esta vila de S. Paulo a dar-lhe guerra e pô-la em cêrco". No ano seguinte, de 1595, Sebastião de Freitas fez parte da entrada de Manoel Soeiro, pelo sertão, lá estando todo o tempo com a bandeira. Em 1596, partiu Sebastião de S. Paulo, com a bandeira de João Pereira de Souza Botafogo, levando consigo seus índios e escravos, a dar guerra para o bem da Capitania (novos revides para evitar outros ataques). O seu nome figura, aliás, no inventário procedido no sertão da Paraíba, por morte de João "do" Prado (assinava-se João de Prado, grafia original correta), um dos bandeirantes da companhia de João Pereira de Souza (Botafogo). Tendo Sebastião de Freitas voltado a S. Paulo, em 1597, daí a dois anos, em 1599, voltou às armas acompanhando bandeira de Diogo Gonçalves Lasso, que de S. Paulo, foi à vila de Santos socorrer a Capitania, em um rebate que alí houve à vista de quatro navios inimigos (ingleses?). Não contente com esses feitos, Freitas foi ainda ao sertão, em bandeira (de D. Francisco de Souza) de descobrimento de metais, bandeira essa que encontrou ouro e prata na (serra de) Biraçoiaba" (SP) (incluindo São Roque e cercanias).

ATENÇÃO
 PESQUISADORES, GENEALOGISTAS, HISTORIADORES, JORNALISTAS, 
ACADÊMICOS,  E ESCRITORES:
Dispomos bibliobase com 3600 volumes digitalizados em  PDF pesquisávede Genealogia/Hist. de S. Paulo/História do Brasil de autores clássicos* e contemporâneos, séculos XVI, XVII, XVIII, XIX, XX, XXI indexados com motor de busca rápida! Rica fonte de subsídios genealógicos e biográficos para autores de História e Genealogia!

"Depois disto Sebastião voltouao litoral capitaneando outra expedição de socorro, por andarem rodeando a ilha de S. Sebastião quatro navios inimigos, feito este que teve lugar em 1606, tendo Sebastião comandado a expedição mencionada, por provisão de Lopo de Souza (donatário) que o nomeou Capitão da Gente de Piratininga. Assim, Sebastião baseado nos serviços mencionados acima, em 1600, requereu do governador Dom Francisco de Souza e obteve do mesmo o título de "Cavaleiro da Casa Real". No ano de 1609, Sebastião foi provido, por Gaspar Conqueiro, Capitão Mór e Ouvidor das Capitanias de S. Vicente e Santo Amaro (Guarujá), do cargo de Capitão da Vila de S. Paulo, como se vê do "Registro Geral da Câmara de S. Paulo", volume 1.º, pág. 165-166. A atividade de Sebastião de Freitas nos fastos do bandeirismo, porém, não se limitou ao que acabo de mencionar apressadamente, pois que o seu nome consta da lista de bandeirantes que compuseram a memorável expedição de Manoel Preto contra o Guairá (reduções jesuíticas invasoras do Oeste do Paraná, ao serviço do concorrente rei espanhol), no ano de 1628. Refiro-me a "Relación de los Agrabios" onde encontramos o nosso Sebastião de Freitas enumerado como Sebastião "Fretes", o que, evidentemente, é um erro de grafia, erro esse que induziu (a outro erro) o grande mestre Basílio de Magalhães (autor) ao interpretar, como (se fosse) Sebastião Preto, outro memorável sertanista que falecera cinco anos antes no sertão dos "abueus".

"Como homem da governança em S. Paulo, Sebastião também se evidenciou como Juiz Ordinário, em 1624, e como tal foi dos organizadores da expedição de socorro que S. Paulo enviou ao litoral (do nordeste) ameaçado pelos holandeses". No ano de 1626 tornou aa cargo de Juiz e em 29 de Setembro de 1635, ainda estava em S. Paulo assinando a ata de vereação municipal. Ignoro exatamente a data de falecimento de Sebastião de Freitas, teve ela lugar, porém, depois de 1644, quando se encontrava em S. Paulo, assinando autos do inventário, como proprietário, (pois) foi êle afazendado em Juquerí, tendo também terras no "caminho para a casa de Pero de Moraes" como reza o traslado de uma carta de sesmaria que lhe fôra provida em 1606. Esse nosso povoador, logo à sua chegada a S. Paulo, casou-se com (Maria Pedroso, filha de) Anna Ribeiro, (esposa de) Antonio Rodrigues de Alvarenga, da qual deixou, ao morrer, 7 filhos, todos troncos importantes na formação da família paulista" (como se verá logo abaixo).

Modified Register PAF4 RIN 3790 
(Crônica de Descendência)
Cap. Mor, Juiz, Vereador e Ouvidor 
*Sebastião de Freitas* 
Cav. Fidalgo da Casa Real Portuguesa
Formação da linhagem:
Rodrigues/¹°da Costa/²°Pereira Themudo /³°Pires Pimentel/ de Camargo)
unida à família Bueno de Camargo (Anhanguera) e ramificando em 

*Rodrigues de Camargo*
de Campinas>Itatiba>Jundiaí>São Paulo 
de *Alan Rodrigues de Camargo*

Primeira Geração

Cap. Mor 12-Sebastião de Freitas Cav. Fidalgo nasceu em ALAGOA-SILVES-FARO-ALGARVE - Pt.
Armado Cavaleiro em 1600 por D. Francisco de Souza (Governador da Repartição Sul, 2º mandato) em razão dos serviços militares prestados; recebeu patente de Capitão Mor de São Paulo pelo Governador Jerônimo Correia de Souto Maior em 1606. Era filho do fidalgo português Manoel Pires provedor da Santa Casa de Misericórdia da dita cidade de Silves, Pt.

Sebastião casou-se com 12-Maria Pedroso, filha de 13-Antonio Rodrigues de Alvarenga e 13-Anna Ribeiro (Vide link fantástico Os Alvarengas).

GPSL Cap. 1.o
Maria Pedroso foi casada com o capitão Sebastião de Freitas, armado cavaleiro fidalgo da casa real portuguesa, que em 1591 passou de Portugal à Bahia em serviço de el-rei. Tit. Freitas, com geração. Era filha de Antonio Rodrigues de Alvarenga, de Lamego Pt e Ana Ribeiro, do Porto; n.p. de Baltazar Álvares de Alvarenga Soeiro, de Lamego Pt e Mécia Monteiro; n.m. de Cap. Estêvão Ribeiro Bayão Parente de Beja Pt e Magdalena Fernandes Feijó de Madureira, do Porto Pt.
Histórico Familiar de Maria Pedroso 

Sobre a nobreza da família paterna Alvarenga, de Maria Pedroso, reproduzimos o que escreveu Pedro Taques em sua Nobiliarquia Paulistana: "Antonio Rodrigues de Alvarenga passou em serviço do Rei a ser um dos primeiros povoadores da vila de S. Vicente, que em 1531 fundou o donatário senhor dela Martim Afonso de Sousa por concessão de El-Rei dom João III. Nesta vila casou-se Antonio Rodrigues de Alvarenga com Anna Ribeiro, natural da cidade do Porto, donde passou com duas irmãs e vários irmãos na companhia de seus pais Cap. Estevão Ribeiro Bayão Parente, natural de Beja (o qual era parente em grau próximo de Estevão de Liz, Morgado bem conhecido em Vila Real, Pt) e de sua mulher Magdalena Fernandes Feijó de Madureira, também natural da cidade do Porto. De S. Vicente passou para S. Paulo Antonio Rodrigues de Alvarenga com sua mulher, e, como pessoa tão distinta soube conseguir respeito e veneração, e foi senhor proprietário, por mercê do donatário, do ofício de tabelião do judicial e notas de S. Paulo, onde faleceu com testamento a 14 de Setembro de 1614 (C. O. de S. Paulo);   e d. Anna Ribeiro faleceu em S. Paulo com testamento a 23 de Outubro de 1647 e foi sepultada na capela-mor da igreja dos religiosos carmelitas, em jazigo próprio, no qual descansavam as cinzas de seu filho Antonio Pedroso de Alvarenga, sargento-mor da comarca de S. Paulo com 80$ de soldo".

Concessão Real do Brasão de Armas aos Alvarengas:

D. Pedro por graça de Deus príncipe de Portugal, etc. Faço saber aos que esta minha carta de brasão de armas virem que o capitão Estevão Ribeiro de Alvarenga e seus irmãos Antonio Pedroso de Alvarenga, o padre-mestre Fr. Luiz dos Anjos, e o padre-mestre Frei João da Luz, carmelitas calçados, naturais da vila de S. Paulo, filhos legítimos de Diogo Martins da Costa e de sua mulher Izabel Ribeiro, netos por parte paterna de Belchior Martins da Costa e de sua mulher Ignez Martins, naturais da cidade de Évora, e pela materna de Estevão Ribeiro de Alvarenga e de sua mulher Maria Missel, naturais da vila de S. Paulo, o qual Estevão Ribeiro de Alvarenga (irmão de Maria) é filho de Antonio Rodrigues de Alvarenga,  natural da cidade de Lamego, filho de Balthasar de Alvarenga e de sua mulher Messia Monteiro, e o dito Antonio Rodrigues de Alvarenga teve outro irmão chamado Manoel Monteiro, filho do mesmo pai e mãe, o qual foi familiar do santo ofício...etc.etc.
ALVARENGA

12-Maria Pedroso e Sebastião tiveram os seguintes filhos:  
+ 2 F  i. 11-Mécia de Freitas, que segue,
F        ii. Izabel de Freitas.
F       iii. Catharina de Freitas. 
5 F    iv. Maria de Freitas.
6 F     v.  Anna Ribeiro. 
7 M   vi. João de Freitas.
8 M  vii. Antonio Pedroso de Freitas.

Segunda Geração

11-Mécia de Freitas (12-Sebastião de Freitas). Mécia de Freitas foi casada 1º com João de Brito Cassão falecido em 1640, natural de Portugal, f.o de Francisco Ledo e de Beatriz Guimarães de Brito; segunda vez casou- se em 1643 em S. Paulo com Manoel Soeiro Ramires f.o de Antonio Soeiro e de Sozanna Ramires, de Lisboa. Teve do 1.o casamento 2 f.os:

1-Sebastião de Brito já falecido em 1640, solteiro.
2-Estêvão de Brito Cassão casado em 1613 em S. Paulo com Mecia Leme f.a de Jorge Rodrigues de Niza e de Ignez Dias, V. 2.0 pag. 353.

11-Méssia casou-se com 11-João de Brito Cassão, filho de 12-FRANCISCO LEDO e 12-BEATRIZ Guimarães de Brito. 11-João nasceu Portugal. Ele faleceu em 1640 em SÃO PAULO.
11-João e 11-Mécia tiveram os seguintes filhos:

+9 M i. 10-Estêvão de Brito Cassão, que segue,

10   M  ii. Sebastião DE BRITO, falecido solt.

Terceira Geração

9. 10-Estevão de Brito Cassão (11-Mécia DE FREITAS, 12-Sebastião).

1-2 Estêvão de Brito Cassão, casado em 1643 em S. Paulo com Mécia Leme, f.a de Jorge Rodrigues de Niza e de Ignez Dias. V. 2.o pág. 353. Teve q. d.:
        2-1 Ignez Dias da Silva casada em 1673 em Parnaíba com Francisco Paes de Macedo f.o de Manoel Paes e Maria Fernandes Ribeiro. 
       2-2 Jorge de Brito Cassão casado em 1683 em Parnaíba com Leonor Gomes Raposo f.a de Manoel Paes e Maria Fernandes Ribeiro.
      2-3 Manoel de Brito Cassão casado com Apollonia Paes. 
        2-4 Anna (de Brito) f.a de João de Cubas Mendonça e de Luzia de......n. p. de João de Cubas e de Joanna Martins de Mendonça.

10-Estevão casou-se com 10-Mécia Leme, filha de 11-JORGE RODRIGUES DE NIZA e 11-IGNEZ DIAS, em 1643.

2-2 Mécia Leme casou-se em 1643 em S. Paulo com Estevão de Brito Cassão f.o de João de Brito Cassão e de Maria de Freitas.

 Quarta Geração

11. 9-Anna de Brito (10-Estevão de Brito Cassão, 11-Mécia DE FREITAS, 12-Sebastião).

2-4 Anna de Brito que foi casada com Diogo de Cubas de Mendonça natural de Madri, falecido em 1680, (C. O. de S. Paulo) f.o de João de Cubas de Mendonça e de Luzia de..., n. p. de João de Cubas e de Joanna Martins de Mendonça. Teve 3 f.os:
     3-1 Estêvão de Brito e Mendonça com 20 anos em 1680. 
    3-2 Joanna de Mendonça com 18 anos em 1680.
    3-3 João de Cubas de Mendonça que foi 1.o casado com Helena dos Reis, e 2.a vez em 1708 em Parnaíba com Maria do Rego f.a de Bento do Rego Barregão e de Maria de Oliveira Diniz. Tit. Chaves. 

9-ANNA casou-se com 9-DIOGO CUBAS DE MENDONÇA, filho de 10-JOÃO CUBAS DE MENDONÇA e 10-LUZIA DE PONEZ, em 1643. 9-DIOGO nasceu em MADRID - ESPANHA. Ele faleceu em 1680 em SÃO PAULO.

Quinta Geração

15. 8-João Cubas de Mendonça (9-ANNA DE BRITO, 10-Estevão de Brito Cassão, 11-Mécia DE FREITAS, 12-Sebastião) nasceu em SANTANA DE PARNAÍBA.

3-3 João de Cubas de Mendonça que foi 1.º casado com Helena dos Reis, e 2.a vez em 1708 em Parnaíba com Maria do Rego f.a de Bento do Rego Barregão e de Maria de Oliveira Diniz. Tit. Chaves.
2.o Matrimônio de João de Cubas

Maria do Rego, falecida em 1716 em Parnaíba, foi primeiro casada com o capitão Domingos Pinto Coelho, falecido em 1707 na mesma vila, f.° de Antonio Pinto Coelho e de Maria Pereira; segunda vez casou em 1708 nessa mesma vila com João de Cubas de Mendonça, viúvo de Helena dos Reis. Sem geração deste segundo marido.
8-João casou-se com 8-Helena dos Reis. 8-Helena nasceu em SANTANA DE PARNAÍBA. 


8-João e 8-Helena tiveram os seguintes filhos:

+18 F i. 7-Anna dos Reis, que segue,
F        ii. Francisca dos Reis.
F       iii. Maria Paes de Medonça. Gervasio de Amorim Dantas (de Ponte de Lima), filho de Amaro de Amorim Dantas, fal. e de Maria Barbosa de Araujo, com MARIA PAES DE MENDONCA, filha de Joao Cubas de Mendonca e de Helena dos Reis (ano de 1702).
M  iv. Coronel Matheus CUBAS DE MENDONÇA.

 Sexta Geração

18. 7-Anna dos Reis A Velha (8-João Cubas de Mendonça, 9-ANNA DE BRITO, 10-Estevão de Brito Cassão, 11-Mécia DE FREITAS, 12-Sebastião) nasceu em Santana de Parnaíba SP.

4-2 Anna dos Reis, f.a de João de Cubas de Mendonça n. 3-3, casou em 1699 em Parnaíba com João Rodrigues da Costa f.o de André Rodrigues da Costa e de Maria Gonçalves (troncos dos Rodrigues, circa 1695), naturais de Torres Vedras, Pt; teve pelo inventário de João Rodrigues em 1755 em Parnaíba, os seguintes f.os. (C. O. de S. Paulo)
     5-1 Izabel dos Reis que casou em 1719 em Parnaíba com Pedro de Medeiros da Costa, natural da Ilha de S. Miguel, f.o de Francisco de Souza Pimentel e de Izabel de Almeida; faleceu Izabel dos Reis em 1789 e seu marido Pedro de Medeiros em 1762 com testamento em Parnaíba, e teve (C. O. de S. Paulo):
       5-2 Jerônimo Rodrigues da Costa, f.o de 4-2, foi casado com Izabel de Brito f.a de João de Brito Furtado e de Mariana de Lima sua 2.a mulher. V. 2.o pág. 7. Teve q. d.: 
      5-3 João Rodrigues da Costa, f.o de 4-2, casou em 1728 em Parnaíba com Ignez de Brito f.a de João de Brito Furtado e 2.a mulher Mariana de Lima. Teve q. d.:
      5-4 Francisca dos Reis, f.a de 4-2, casou em 1733 em Parnaíba com Estevão Sanches de Faria f.o de Manoel da Costa Homem e de Mecia Ribeiro. Com geração no V. 6.o pág. 352.
     5-5 Josefa de Cubas e Mendonça casou em 1730 em Parnaíba com Maurício da Rocha Campos, † com 100 anos de idade em 1790 em Parnaíba, f.o de Bartholomeu da Rocha do Canto e de Maria Rodrigues de Campos, naturais de Portugal; o contraente era viúvo de Theodosia de Mendonça f.a de Euquério de Aguiar Mendonça, à pág. 159 deste.
       5-6 Anna dos Reis, A Moça, f.a de 4-2, casou em 1740 em Parnaíba com Antonio Rodrigues Jardim f.o de Antonio Rodrigues e de Catharina de Sene, natural da cidade de Funchal. Teve q. d.:
      5-7 Catharina Antunes de Mendonça casou em 1736 em Parnaíba com Maximiano de Siqueira Gil f.o de Salvador de Siqueira Gil e de Theresa da Costa. Com geração em Tit.
Dias.
     5-8 Bento Rodrigues da Costa casou em 1761 em Parnaíba com Catharina da Conceição f.a de Antonio Machado e de Anna de Lara V. 2.o pág. 6.
     5-9 Diogo de Cubas da Costa, f.o de 4-2, casou em 1751 em Parnaíba com Rita Nunes de Almeida, † em 1791 nessa vila, f.a de Miguel Bicudo de Brito e de Anna Maria Nunes. V. 6.o pág. 346; faleceu com testamento em 1814 e teve 8 f.os: (C. P. de S. Paulo).
        5-10 Ignacio Rodrigues da Costa, que segue, f .o de 4-2 casou em 1750 em Parnaíba com Maria Garcia f.a de João de Góes e de Rosa Garcia.
        5-11 Escholastica Cubas, última f.a de 4-2, casou-se em 1723 em Parnaíba com José de Paiva Soares, natural de Angra, viúvo de Violante Garcia, f.o de Manoel e de Catharina de Paiva. Faleceu Escholastica Cubas em 1739 em Parnaíba.

7-Anna casou-se com 7-João Rodrigues da Costa, filho de 8-André Rodrigues da Costa -tronco- e 8-MARIA GONÇALVES. 7-João nasceu em SANTANA DE PARNAÍBA. Ele faleceu em 1755 em SANTANA DE PARNAÍBA.

JOÃO RODRIGUES DA COSTA, filho de Andre Rodrigues da Costa e de Maria Gonçalves (troncos, de Torres Vedras), com ANA DOS REIS, filha de João de Cubas e Mendonça e de Helena dos Reis (ano de 1699).

7-João e 7-Anna tiveram os seguintes filhos:

+ 22 M i. 6-Ignácio Rodrigues da Costa, que segue,  foi crismado em 13 agôsto 1727.

 Sétima Geração

6-Ignácio Rodrigues da Costa (7-Anna dos Reis, 8-João Cubas de Mendonça, 9-ANNA DE BRITO, 10-Estevão de Brito Cassão, 11-Mécia DE FREITAS, 12-Sebastião) nasceu em SANTANA DE PARNAÍBA SP e foi crismado em 13 agosto 1727 em SANTANA DE PARNAÍBA SP.

 5-10 Ignácio Rodrigues da Costa, f.o de 4-2 casou em 1750 em Parnaíba com Maria Garcia (de Oliveira) f.a do bandeirante João de Góes de Mattos, e de Rosa Garcia.

Batismo de Ignácio Rodrigues da Costa
Aos doze dias do mes de Agosto de mil setecentos vinte e sete annos bautizei e pus os santos oleos ao innocente IGNACIO filho legitimo de JOÃO RODRIGUES DA COSTA e de sua mulher ANNA DOS REIS Foram padrinhos FRANCISCO DA ROCHA DO CANTO e FRANCISCA DE MORAES, mulher do Sargento Mor ANTONIO DA SILVA DO PRADO todos moradores nesta villa de Parnahiba de que fiz este termo em ......asignei. dia, mes como supra. Jacinto Albuquerque de tal.

Casamento de Ignácio Rodrigues da Costa & Maria Garcia
Aos dezoito de Novembro de mil sette centos e cincoenta annos desta Igreja Matriz de Santa Anna da Villa da Parnahiba pelas quatro horas da tarde pouco mais ou menos se receberam.......em minha presença......tridentino.....IGNACIO RODRIGUES DA COSTA filho legitimo de JOAM RODRIGUES DA COSTA e de ANNA DOS REYS com MARIA GARCIA filha legitima de JOAM DE GOES e de rosa garcia ambos naturaes.........nesta freguesia da Parnahiba foram testemunhas alem da..........presentes MAURICIO DA ..........CAMPOS, GUILHERME PEDROSO DE [MORAES?].....casados, FRANCISCA DOS REYS mulher de ESTEVAM SANCHES DE FARIA, MARGARIDA DE SIQUEIRA DE CAMARGO mulher de JOAM DA ROCHA [DE SIQUEIRA?] [ou DO CANTO, mais provável] moradores todos nesta freguesia de Parnahiba e logora(?)....receberam os dito contraentes em que me asignei diante das testemunhas abaixo asignadas. Dia, mes, annos supra. O Vig. Manoel Mendes de Almeyda.
6-Ignácio casou-se com 6-Maria GARCIA de Oliveira, filha de 7-João de Goes de Mattos e 7-Rosa Garcia, em 1750. 6-Maria nasceu em 2 junho 1734 em SANTANA DE PARNAÍBA e foi crismada em 10 junho 1734 em SANTANA DE PARNAÍBA.
 4-2 Maria Garcia (de Oliveira), batizada na Parnaíba em 10-06-1734. Aos 18-11-1750 casou com Inácio Rodrigues da Costa, filho de João Rodrigues da Costa e Ana dos Reis. Santana da Parnaíba, aos 10-06-1734.


Batismo
de Maria que completa hoje o oitavo dia de seu nascimento, f.l. João de Goes de Mattos e de s/m Rosa Garcia. Foram padrinhos Joseph Gomes de Oliveira, fregues de N Sra da Ponte do Bairro de Araçariguama, e D. Maria de Aragam mulher de Manoel Bezerra Cavalcanti, todos moradores nesta vila de Parnaiba Santana da Parnaiba, MG.
Matrimonio: 
[Ignacio Rodrigues da Costa com Maria Garcia] aos 18-11-1750 nesta igreja matriz de Santa Ana da vila da Parnaiba se receberam Ignacio Rodrigues da Costa, f.o de João Rodrigues da Costa e Ana dos Reis = cc Maria Garcia, f.l. de Joam de Goes e de Rosa Garcia. Ambos nts e moradores nesta freguesia da Parnaiba. Test.: Mauricio da Rocha Campos, Guilherme Pedrozo de M., homens casados e Francisca dos Reis mulher de Estevão Sanches de ---- e Margarida de Siqueira de Camargo mulher de João da Rocha de Oliveira; moradores todos nesta freguesia da Parnaiba.
 6-Ignácio e 6-Maria tiveram os seguintes filhos:

+ 23 F  i. 5-Maria Rodrigues da Costa, que segue, nasceu em 13 julho 1752.

Oitava Geração

5-Maria Rodrigues da Costa (6-Ignácio Rodrigues da Costa, 7-Anna dos Reis, 8-Joâo Cubas de Mendonça, 9-ANNA DE BRITO, 10-Estevão de Brito Cassão, 11-Mécia DE FREITAS, 12-Sebastião) nasceu em 13 julho 1752 em Santana de Parnaíba SP.

BATISMO MARIA RODRIGUES DA COSTA
Aos treze dias do mes de Julho de mil sette centos cincoenta e dois annos bautizei e pus os santos oleos a innocente Maria filha Legitima DE IGNACIO RODRIGUES DA COSTA e de MARIA GARCIA DE OLIVEIRA. foram padrinhos ESTEVAM SANCHES DE FARIA, homem pardo e MARIA DE FARIAS mulher de JOAM BICUDO DA SILVA moradores nesta freguesia da Parnahiba de que faço este asento, em que me asigno. Dia, mes, anno, etc supra. O vigario Manoel Mendes de Almeida.
5-Maria casou-se com 5-Bento Pereira Themudo, filho de 6-João Pereira Themudo e 6-Anna da Costa, em 18 novembro 1770 em SANTANA DE PARNAÍBA. 

5-Bento nasceu em 13 julho 1752 em Santana de Parnaíba SP.
TRANSCRIÇÃO dos BANHOS DE MATRIMÔNIO (DISPENSA MATRIMONIAL)
Folha 1 -
Autos de Casamento de Bento Pereira Themudo e Maria Rodrigues da Costa - Semana... (ilegível)_ - 1770 27 Agosto.
L'ano de nascimento de Nosso Senhor Jesus Christo de mil setecentos e setenta anos aos Vinte e sette do mês de Agosto do dito anno, nesta cidade de São Paulo em.........................garranchos...(ilegíveis)..
Folha 2 - (manchas no alto da página)....assinaturas anteriores...do cap. Mor..1770... Carvalho...
Dizem BENTO PEREIRA THEMUDO e MARIA "ROIZ" (Rodrigues) DA COSTA que ...(rasgão)..encontrado..para selarem como....dos banhos...(rasgão)...Como querem ser recebidos e não tem dinheiro algum para...despezas da provisão e por serem muito pobres com... reverendo parocho...e aos mais de sua freguesia....finalização...anotação final... rubrica.
folha 3-
Com o favor de ..(ilegivel)..cazar Bento Pereira "Timudo" viúvo que ficou por falecimento de Escolastica Pires de ..? (traça)..(ilegível) com Maria "Roiz" (Rodrigues) da Costa filha legitima de Ignácio Roiz(sic) da Costa E de sua mulher Maria GARCIA de Ribeira (ou RIBEIRO) (ou Oliveira, em outros assentamentos) natural baptizada na villa de Parnaíba de Parochia de Nosa Sra. Sta. Anna e de prez.te moradora nesta villa de Nossa Sra de desterro de Jundiahy donde satisfizerão os preceitos da quaresma próxima passada? (mancha).
Ignacio Paes de Oliveira...nesta Igreja.. De nossa Sra do Desterro da Villa de Jundiahy ....que denuncias os contraentes? Acima na forma do sagrado concilio Trid.(dentino) cfme? Em três dias ...estação da mitra(ou missa) convencional?...não....impedimento algum, nem....... Em...(ilegível). Em dos livros dos apuntos dos.... está va.......to do econ... seguinte: Aos vinte e oito do mês de setembro de mil sete centos e secenta e nove faleceo da vida presente com todos os sacramentos Escolastica Pires, casada com Bento Pereyra "Timudo" de idade de secenta anos pouco mais ou menos, e morador no bairro de Itupeva...sem testamento por ser pobre: está enterrada ao pé da Pia baptismal freguês desta freguesia? Por verdade.....asunto em que me asigney.= o vig. Ignacio Paes de Oliveira:= E não se continha mais no assento? Do dito livro, que...meu poder.= os contraentes satisfizerão os preceitos da quaresma próxima passada de 1770. Segundo consta do rol da matricola desta freguesia ao qual me reporto. O contraente constame não ter feyto ausência alguma desta freguesia e a contraente dis de..(ilegível,mancha)...........de Parn.a pa esta, não fis mais aurencia alguma......o referido..que juro in cerbo sacertody, Jundiahy 27 de (mancha) de 1770. Ignacio Paes de Oliveira
Folha 4
Com o favor de Deos querem cazar Bento Pereira Themudo, viúvo que ficou de Escolastica Pires com Maria Roiz(sic) da Costa filha legitima de Ignacio Roiz(sic) da Costa e de sua mulher Maria Garcia de Oliveira natural e bautizada nav.® de Parnaiba? E de prezente ...moradores? na villa de Jundiahy, onde..................depois da quaresma.
(Outro assento):
Denunciei os contraentes acima nomeados em três dias...na forma do sagrado concilio tridentino e nam....impedimentos algum nem eu sey. Ass 2 e 3 de hum livro do assentos dos bautizados desta freguesia e da assento do teor seguinte= Aos treze dias do mês de Julho de mil sete centos cincoenta e dois anos bautizey e pus os santos óleos ao inocente Bento, filho legitimo, digo a inocente Marias, filha legitima de Ignacio Rodrigues da Costa e de Maria Garcia de Oliveira; forão padrinhos Estevam Sanchez De Faria omem casado e Maria de Faria mulher de Joam Bicudo da Silva, moradores nesta freguesia da Parnahiba, de que faço este assento em que me assigno. Dia, mês e anno supra. Vig. Manoel Mendes(?) de Al. meida=eram.....mais ...assento dito livro, que fica em meu poder, as qual me reporto...nesta de que.... e a mais de hum anno se ausentou desta freguesia..... para? a de Jundiahy. Assim certifico ,,etc, etc, Parna ... de Agosto de 1770. Manoel Mendes de Almeida. (Anotações quase ilegíveis de rodapé, assinada por José Antonio de Silva).
Folha 5 -
Manda-se? R.do Parð da Freg. De Jundiahy...quase tudo ilegivel....Bento Pereira Themudo Maria.....? Filha de Gregorio....?....sua mulher (ilegível)? Filho........(ilegível)?......etc,etc,etc quase tudo ilegível - tem muitos mais nomes...fala dos aparentamentos c/ Telles, Brito....etc,etc,etc..... assinam Bento e Maria (da Costa(?)
Folha 6 -
Aos vinte e três dias do mês de julho de mil setecentos e setenta anos nesta cidade de Nossa Senhora do Desterro de Jundiahy, folha 6V - 7 -
Bento Pereira Timudo filho legitimo de Joam Pereira Timudo e de sua mulher Anna da Costa Maria da Cunha(?) Filha legitima de Gregorio da Cunha(?) E de sua mulher Josefa Pires...viuv(o) que ficou por falecimento de Escolastica Pires......quase tudo ilegível.....

Bento e 5-Maria tiveram os seguintes filhos:
 +       24 M i. 4-João Rodrigues Pereira (Themudo).

 Nona Geração

  1. 4-João Rodrigues Pereira (Themudo)(5-Maria Rodrigues da Costa, 6-Ignácio Rodrigues da Costa, 7-Anna dos Reis, 8-Joâo Cubas de Mendonça, 9- ANNA DE BRITO, 10-Estevão de Brito Cassão, 11-Mécia DE FREITAS, 12-Sebastião) nasceu em JUNDIAÍ SP.

MATRIMONIO
JOÃO RODRIGUES PEREIRA & FRANCISCA PIRES (PIMENTEL)
Aos trinta e Janeiro de mil oito centos seis nesta Matris de São Carlos (Campinas SP) pelo meio dia em presença do Reverendo..........Luis Antonio Lobo com provisão do muito reverendo........Doutor juis de casamentos Manuel Joaquim Gonsalves de Andrade.......em matrimonio na forma da Igreja João Rodrigues Pereira natural de Jundiahy filho legitimo de Bento Pereira Timudo e Maria Rodrigues da Costa com FRANCISCA PIRES, natural de Bragança filha de pai incógnito (José Pires Pimentel) e Maria Magdalena solteira tendo testemunhas presentes João Rodrigues Pereira e Joaquim Rodrigues Pereira, Paulo Pires PImentel, todos cazados desta freguesia. E logo receberão as benção nupciaes. Joaquim José Gonsalves de tal, Luiz Antonio Lobo de Salda.
BANHOS CURIA METROPOLITANA DE SÃO PAULO Dispensas Matrimoniaes e Casamentos - Anno 1805 - estante 7 Gav. 58-Nº 3132.

Autos de Casamento a favor de João Rodrigues Pereira e Francisca Pires.
2 - Dizem João Roiz Pereira e Francisca Pires moradores da villa de São Carlos (Campinas SP), que eles se achão juntos.....matrimonio....que pretendem. etc, etc,.....................
João Roiz Pereira filho legítimo de Bento Pereira Timudo(sic) (Themudo) e de Maria Roiz da Costa, com Francisca Pires, filha de Maria Madalena Cardoza e de pai incógnito.. contraente?....batizada Na Villa de Bragança e freguesa nesta vila de S. Carlos onde satisfez o preceito da corezma.
Querem casar Joam Roiz Pereira filho legitimo de Bento Pereira Timudo e de sua mulher Maria Roiz da Costa com Francisca Pires filha de Maria Madalena e depois em Cristão o contraente natural bautizada... de Jundiaí e nesta freguesia............nesta villa Nova Bragança....(letras apagadas).
Com o favor de Deus querem cazar Joam Roiz Pereira filho legitimo de Bento Pereira Temuto(sic), e de Maria Roiz da Costa com Francisca Pires filha de pai incógnito e de Maria Magdalena Cardoza(sic).ilegivel. desta Villa, nesta freguesia e a contraente? Natural? Da Nova de Bragança e freguez de São Carlos ambos os contraentes. Certifico....não haver impedimento algum...
Batismo de João: Aos vinte e hum de Novembro de mil sete centos otenta,....nesta Matriz de Jundiai baptizei e pus os santos óleos...João, filho de Bento Pereira Thimudo(sic) sua mulher Maria Roiz (Rodrigues) da Costa, moradores do bairro de Itupeva, forão padrinhos Jozé Dias de Almeida, homem cazado, Maria da Conceicam, mulher de Manoel Mendes, todos dessa freguesia.......etc, etc, o VIG. IGNACIO PAES DE OLIVEIRA....JUNDIAI 22 NOVEMBRO DE 1805. Pde. Francisco Jose Gomes.João casou-se com 4-Francisca Pires Pimentel, filha de 5-José Pires Pimentel e 5-Maria Magdalena Cardoso, em 30 janeiro 1806 em CAMPINAS SP
4-Francisca nasceu em JAGUARY - BRAGANÇA PAULISTA e foi crismada em 8 junho 1787 em Bragança Paulista SP.
Batismo da Francisca Pires. Imagem Original:
https://familysearch.org/pal:/MM9.3/TH-1-14863-23612-13?cc=2177299&wc=M5VHN3D:371870601,371868902,371899201

Batismo/Francisca/
/Aos oito de junho de mil setecentos e//oitenta e sete nesta matriz de [Jaguary] ba-//tizei e pus os Santos Óleos a Francisca, filha de//Maria Magdalena (Cardoso), solteira e de pai incógnito,//do bairro Rio abaixo, foram padrinhos José//Pires Pimentel, solteiro, filho de João Pires//[ilegível][Pimentel] e Marianna Pires de Almeida//[ilegível] José Pereira, todos//desta freguesia//José de Medeiros Pereira/
(pesquisas pelo Dr. Elpídio Novaes Filho). 

ATENÇÃO
 PESQUISADORES, GENEALOGISTAS, HISTORIADORES, JORNALISTAS, 
ACADÊMICOS,  E ESCRITORES:
Dispomos 2 bibliotecas  com 1ª 1940 + 2ª 848 = 2.788 volumes digitalizados em dois bancos PDF pesquisáveis de Genealogia/Hist. de S. Paulo e História do Brasil de autores clássicos* e contemporâneos, séculos XVI, XVII, XVIII, XIX, XX, XXI indexados com motor de busca rápida! Rica fonte de subsídios genealógicos e biográficos para autores de História e Genealogia!

4-João e 4-Francisca tiveram os seguintes filhos:
+25Mi.3-Luiz Antonio Rodrigues (Pires Pimentel) nasceu em 10 junho 1820.

26 F ii. Florinda RODRIGUES PEREIRA.

Décima Geração
3-Luiz Antonio Rodrigues (Pires Pimentel) (4-João Rodrigues Pereira, 5-Maria Rodrigues da Costa, 6-Ignácio Rodrigues da Costa, 7-Anna dos Reis, 8- João Cubas de Mendonça, 9-ANNA DE BRITO, 10-Estevão de Brito Cassão, 11-Mécia DE FREITAS, 12-Sebastião) nasceu 1 em 10 junho 1820 em CAMPINAS SP e foi crismado em 18 junho 1820 em CAMPINAS SP.
Matrimônios Campinas 1841-1861 N.S. da Conceição
LUIZ ANTONIO RODRIGUES e MARIA JOAQUINA - Aos vinte e um de Dezembro de mil oito centos e quarenta e um nesta Matris de São Carlos com banhos sellados ao meio dia recebi em matrimônio na forma da Igreja a LUIZ ANTONIO RODRIGUES filho de João Rodrigues Pereira e de Francisca Pires Pimentel com MARIA JOAQUINA, filha de Francisco Da Silva Lima e de Ignácia Buena de Camargo, ambos naturaes e fregueses desta Parochia. Servirão de testemunhas presentes Fernando Gonsalves da Silva e João Batista Ferreira e não receberão as bençaõs nupciaes, por ser com tempo prohibido (Natal). O Vig. João Manoel de Almeida Barbosa.(Pesquisa do Dr. Elpídio Novaes Filho - Sociólogo (falecido)
3-Luiz casou-se com 3-Maria Joaquina (Bueno) de Camargo (e Silva), filha de 4-Francisco da Silva Lima* e 4-Inácia Bueno de Camargo (Anhanguera), em 21 dezembro 1841 em CAMPINAS SP. 3-Maria nasceu em 16 março 1823 e foi crismada em 24 março 1823 em CAMPINAS SP. *Família de S. João Del Rey, apontada como galho mineiro despencado da outra Lima e Silva fluminense, do Duque de Caxias, pelo autor do livro abaixo, Luciano Belo Pereira, de Uberlândia MG).
  
3-Luiz Antonio e 3-Maria Joaquina tiveram os seguintes filhos:

+27M i. 2-Francisco Rodrigues de Camargo Senior nasceu em 30 janeiro 1855 e faleceu em 7 fevereiro 1912.
M         ii. Pedro Luiz RODRIGUES nasceu em 1849 em Campinas, casado em 7/6/1882 c. Maria de Jesus filha de Ignácio Cuba (ou Cubas) e Anna Joaquina de Jesus 1251962 igreja n.s. conceição. Campinas SP.
F        iii. MARIA LUÍSA DE CAMARGO foi crismada em 13 junho 1857 em CAMPINAS SP, c.c/ DAniel Correa de Lima em 12/6/1874 Campias SP Matriz N.S>Conceição, ele filho de Simão Correa de Lima e Benedicta Maria da Conceição
M     iv. EVARISTO RODRIGUES foi crismado em 19 maio 1853 em CAMPINAS SP.
             v. Antonio Franco (de Brito) de Camargo
32F        vi. Maria Pereira de Camargo.
33  M  vii. Benedicto Franco (de Brito) de Camargo foi crismado em 19 setembro 1858 em CAMPINAS SP. A esposa Francisca Maria Romana(?) era filha de BENTO DE SIQUEIRA BARBOSA e de JOSEPHA MARIA DE JESUS, nascida em Itatiba.

Décima-primeira Geração
 

27. 2-Francisco Rodrigues de Camargo Senior (3-Luiz Antonio Rodrigues (Pires Pimentel), 4-João Rodrigues Pereira, 5-Maria Rodrigues da Costa, 6-Ignácio Rodrigues da Costa, 7-Anna dos Reis, 8-Joâo Cubas de Mendonça, 9-ANNA DE BRITO, 10-Estevão de Brito Cassão, 11-Mécia DE FREITAS, 12-Sebastião) nasceu em 30 janeiro 1855 em CAMPINAS SP e foi crismado em 8 fevereiro 1855 em CAMPINAS SP (BATISMO). Ele faleceu em 7 fevereiro 1912 em ITATIBA SP e foi enterrado em CEMITÉRIO CENTRAL ITATIBA.
 
Casou-se com a sua primeira esposa em Itatiba, 10.06.1875, ESCOLÁSTICA MARIA DE SIQUEIRA, filha de Joaquim Soares de Camargo e Maria Gertrudes de Siqueira. Deste casamento teve a filha Maria (abaixo), esta casada com Bento Soares de Camargo, depois com Ricardo Francisco dos Reis. Maria tinha 34 anos na época do inventario de seu pai, nascida por volta de 1878 (Obs.: no casamento com Escholastica, foi registrado com o nome trocado, de Francisco "Luíz" Rodrigues, de Campinas, filho de Luiz Antonio Rodrigues e Maria Joaquina de Camargo).

Maria Soares de Camargo (2-Francisco Rodrigues de Camargo, 3-Luiz Antonio Rodrigues (Pires), 4-João Rodrigues Pereira, 5-Maria Rodrigues da Costa, 6-Ignácio Rodrigues da Costa, 7-Anna dos Reis, 8-Joâo Cubas de Mendonça, 9-ANNA DE BRITO, 10-Estevão de Brito Cassão, 11- Mécia DE FREITAS, 12-Sebastião de Freitas).
Maria era filha de Escolástica de Camargo, 1ª esposa de seu pai Francisco Rodrigues de Camargo Senior, tinha 34 anos da data de falecimento de seu pai, portanto teria nascido circa 1878.
Seu marido Bento Soares de Camargo faleceu em 23 Abril 1914, e ela se casou novamente com Ricardo Francisco dos Reis, de quem teve os outros quatro filhos: 
1- Jerônimo dos Reis
2- Vital dos Reis
3- Alcides dos Reis 
4- João dos Reis 
Maria casou-se com Bento Soares de Camargo. Bento faleceu em 23 abril 1914 em Itatiba SP. Eles tiveram os seguintes filhos: 

F      i. Anna (Soares) de Camargo 


77M ii. Miguel (Soares) de Camargo.

No inventario de 1912, existente no Arquivo Histórico de Itatiba, do qual fizemos cópia, constam seus bens deixados em herança para sua mulher Anna Lopes de Camargo e seus 6 filhos + 1 enteada.
1- Sítio do Feital em Itatiba, bairro do Pinhal, com 2 alqueires.
2- Sítio Água Fria em Jundiaí, bairro do Caxambu 15 alqueires.
3-Sítio Barreira em Jundiaí, no bairro da Barreira - 15 alqueires, (ainda existente, da família da nossa tia-avó, irmã de Anna Lopes).
4-Sítio Campo Verde, em Atibaia, bairro do Capão (atual Jarinu) 12 alqueires.
5-Sítio (do Pinhal?) em Itatiba, c/ 20 alqueires e 6.000 pés de café, olaria, usina de açúcar, casas, etc.
4 casas no centro de Itatiba 

3 casas no centro de Jundiaí 
7 casas de fazenda.
Títulos de Obrigação do governo 2,2 contos de réis.
Outros bens menores como, moveis, semoventes, veículos, plantações, animais, etc
O Montante foi avaliado em 19.000.000 contos de Reís, sendo que meação da viúva foi paga, mais ou menos, com os bens de Jundiaí, e os demais bens foram divididos entre os filhos e genros. Seus filhos menores Júlio 15 anos e Almira 11 anos ficaram sob sua guarda, vivendo na casa do sítio da Barreira em Jundiaí, onde Júlio se casou e criou seus filhos, depois mudou-se com a família para a sua (nova) casa da rua Prudente de Moraes, 1186, sem avaliação; no inventário em 400.000 réis, só 1 terreno, tinha dois, fora a casa, construída depois por Júlio. Sabe-se que na localidade do "Capão", em Jarinu, situava-se o sítio CAMPO VERDE que é hoje condomínio residencial de propriedade do ex-ministro Delfim Neto
2-Francisco casou-se90 com 2-Anna (Franco) Lopes de Camargo40, filha de 3-José Lopes de Camargo (Franco) e 3-Maria Franco Lopes (de Camargo), em 1 fevereiro 1881 em ITATIBA SP. 2-Anna nasceu 28ago1864 em Jarinu(Campo Lgo. de Atibaia) SP BR. Ela faleceu em 9 outubro 1942 em JUNDIAI SP e foi enterrada em JUNDIAI SP 21765 Q12.
90. Paróquia de São João Batista- Itatiba-SP, Livro de Casamentos, L.3, F.97, FS-Im.99, (1871-1884).
40. Paróquia de N.S. do Carmo - Jarinu-SP, Livro de Batismos, L.2, F41v., FS-Im-45, (1851-1872). 
2-Francisco e 2-Anna tiveram os seguintes filhos:

+ 34 M i. 1-Júlio Rodrigues de Camargo, que segue,  nasceu em 9 janeiro 1896 e faleceu em 1953.
F+
35
ii. Hortência Rodrigues de Camargo.

F36
iii. Almira Rodrigues de Camargo nasceu em ITATIBA SP.
+
37
M
iv. Sebastião Rodrigues de Camargo faleceu em 4 setembro 1969.
+
38 M
v. José Rodrigues de Camargo.
+
39 F
vi. Maria Soares de Camargo.(da 1ª esposa)
+
40 M
vii. David Rodrigues de Camargo.

Décima-segunda Geração
1-Júlio Rodrigues de Camargo (2-Francisco Rodrigues de Camargo, 3-Luiz Antonio Rodrigues (Pires Pimentel), 4-João Rodrigues Pereira, 5-Maria Rodrigues da Costa, 6-Ignácio Rodrigues da Costa, 7-Anna dos Reis, 8-Joâo Cubas de Mendonça, 9-ANNA DE BRITO, 10-Estevão de Brito Cassão, 11- Mécia DE FREITAS, 12-Sebastião) nasceu em 9 janeiro 1896 em ITATIBA SP. Ele faleceu em 1953 em PIRAPITINGUÍ SP e foi enterrado em CEMITÉRIO CENTRAL JDI.

1-Júlio casou-se com Remédios Trujillo Palma, filha dos espanhóis de Algarrobo, Málaga, José Trujillo López e Francisca Palma-Palacios, em 20 setembro 1919 em JUNDIAI SP. Remédios nasceu em 23 janeiro 1897 em ITU SP. Ela faleceu em outubro 1946 em JUNDIAI SP e foi enterrada em JUNDIAI SP. Eles tiveram os seguintes filhos:
 
+41M i. Francisco Rodrigues de Camargo (Neto) nasceu em 4 dezembro 1922 e faleceu em 17 março 1979.
+42F ii. Angelina Rodrigues de Camargo.
43 F      iii. Cecília Rodrigues de Camargo nasceu em JUNDIAI. Ela faleceu em SÃO PAULO.
+44 Fiv. Natividade Rodrigues de Camargo.
+  45 F   v. Julieta de Camargo.
+  46 F  vi. NAIR Rodrigues de Camargo.
+47M vii. ROMEU Rodrigues de Camargo.
48 F viii. IDATY Rodrigues de Camargo Barros nasceu em JUNDIAI. Idaty casou-se com Dr. Nelson Vieira de Barros, médico da santa Casa, nascido e falecido em São Paulo, nosso benfeitor da mocidade entre 1965-1973.

 Décima-Terceira Geração
Francisco Rodrigues de Camargo (Neto) "Chiquinho" (1-Júlio Rodrigues de Camargo, 2-Francisco Rodrigues de Camargo, 3-Luiz Antonio Rodrigues (Pires Pimentel), 4-João Rodrigues Pereira, 5-Maria Rodrigues da Costa, 6-Ignácio Rodrigues da Costa, 7-Anna dos Reis, 8-Joâo Cubas de Mendonça, 9- ANNA DE BRITO, 10-Estevão de Brito Cassão, 11-Mécia DE FREITAS, 12-Sebastião de Freitas) nasceu em 4 dezembro 1922 em JUNDIAI. Ele faleceu em 17 março 1979 em Santos SP e foi enterrrado em 18 março 1979 em Jundiaí SP.


De alcunha "CHIQUINHO", metalúrgico, ferramenteiro. Era também exímio desenhista, retratista, a lápis ou crayon, católico fervoroso, mas morreu crente com a bíblia aberta sobre o peito, na cama do hospital onde se encontrava acidentado, em Santos SP. Formou-se pela Escola de Mecânica Inglesa da Cia Paulista de Estradas de Ferro, em Jundiaí. Esmerado artífice, trabalhou em várias indústrias nacionais e multinacionais, tendo recebido inúmeros convites para se transferir à Inglaterra, Itália, Dinamarca.

Chiquinho casou-se com ZULMIRA "de Nuncio" (Di Luzio), filha do italiano de Bisceglie, Bari, Puglia Vito Di Luzio e Amabília Ceratti Galafassi, filha dos italianos de Mantova, Vigilio Fioravante Galafassi e Cesira Bellini Ceratti (mesma família das mortadelas), em 26 junho 1944 em JUNDIAÍ SP. ZULMIRA nasceu em 8 agosto 1924 em SALTO SP. Ela faleceu em 2003 em JUNDIAÍ SP e foi enterrada no cemitério central, em JUNDIAÍ SP. Eles tiveram os seguintes filhos:

+ 81 M i. Alan Rodrigues de Camargo que segue, nasceu em 22 setembro 1946.
F        ii. Antonia Cristina Rodrigues de Camargo nasceu em 14 setembro 1954 em São Paulo SP.

Décima-Quarta Geração
81. Alan Rodrigues de Camargo (Francisco Rodrigues de Camargo, 1-Júlio Rodrigues de Camargo, 2-Francisco Rodrigues de Camargo, 3-Luiz Antonio Rodrigues (Pires Pimentel), 4-João Rodrigues Pereira (Themudo), 5-Maria Rodrigues da Costa, 6-Ignácio Rodrigues da Costa, 7-Anna dos Reis, 8-João Cubas de Mendonça, 9-ANNA DE BRITO, 10-Estevão de Brito Cassão, 11-Mécia DE FREITAS, 12-Sebastião de Freitas) nasceu em 22 setembro 1946 em SÃO PAULO e foi crismado em JUNDIAÍ, Vila Arens.

Alan casou-se com ROSALY DAVIS ALVES, filha de Aluisio GOMES ALVES e Mary Elisabeth ("Maebeth") Davis Borchers; neta materna de missionários da Carolina do Norte USA,  Mary Elisabeth Davis (Graham-Davis) e Walter Borchers, fundadores da Igreja Metodista de Campinas SP, em 28 julho 1973 em SÃO PAULO SP. O casamento acabou em separação, depois divórcio. ROSALY nasceu em 29 outubro 1942 em CAMPINAS SP, onde também faleceu em 16 de outubro de 2016.

ATENÇÃO
 PESQUISADORES, GENEALOGISTAS, HISTORIADORES, JORNALISTAS, 

ACADÊMICOS,  E ESCRITORES:
Dispomos  biblioteca  com 3600 volumes digitalizados em dois bancos PDF pesquisáveis de Genealogia/Hist. de S. Paulo e História do Brasil de autores clássicos* e contemporâneos, séculos XVI, XVII, XVIII, XIX, XX, XXI indexados com motor de busca rápida! Rica fonte de subsídios genealógicos e biográficos para autores de História e Genealogia!

alanr1567@gmail.com








GRÁFICO DE DESCENDÊNCIA
PAF4 FAMILY SEARCH
A Partir de Sebastião de Freitas
até Alan Rodrigues de Camargo




AtelierAlan Encadernação-Arte & Restauro MEI
  










  

Nenhum comentário:

Postar um comentário