sábado, 10 de junho de 2023

CAPITÃO MARCELINO DE CAMARGO 2º post via Francisco de Camargo Pimentel

ESCUDO CAMARGO DA ESTREMADURA, ESPANHA  
Retomada de Baeza em 1227
Modified Register RIN 3493 PAF4
(Crônica de Descendência)
CAPITÃO MARCELINO DE CAMARGO (2)

enneavô do ramal de
ALAN RODRIGUES DE CAMARGO
Via Francisco de Camargo Pimentel
Obs.: Esta família permeada de matrimônios entre primos-avós (endogamia) descende simultaneamente de dois irmãos, filhos do Capitão Marcelino de Camargo. São eles o Alcaide Mor (das minas) José de Camargo Pimentel e seu irmão Capitão Francisco de Camargo Pimentel, este que segue na presente linhagem. (O Sgto. Mor e Alcaide (das minas) José de Camargo Pimentel tem a sua própria linhagem no 1º link do Capitão Marcelino de Camargo, neste mesmo site).
(Aviso: a presente obra está registrada no Escritório de direitos Autorais da Fundação Arquivo Nacional de acordo com a Lei Federal 9610 de 19/02/1998 e qualquer reprodução ou republicação sem o consentimento prévio do autor estará sujeita às suas penas. Entretanto,  trechos reduzidos poderão ser reproduzidos com o devido crédito de autoria e referencia da publicação na Web).
Primeira Geração
GPSL
1. Capitão 10-Marcellino DE CAMARGO faleceu em 1676.

10-Marcellino casou-se com 10- D. Méssia FERREIRA PIMENTEL DE TÁVORA, filha de 11-João FERREIRA PIMENTEL DE TÁVORA e 11-Maria RIBEIRA, c. em 1639 em São Paulo SP. 10-Messia faleceu em 1712 em São Paulo SP.
GPSL:
"O Capitão Marcellino de Camargo, f.º do tronco castelhano Jusepe Ortiz de Camargo, foi como seus irmãos um cidadão de respeito, que ocupou os importantes cargos no seu tempo, entre outros, o de juiz ordinário em 1646 em S. Paulo. Casou-se em 1639 em S. Paulo com D. Méssia Ferreira Pimentel de Távora, f.ª de João Ferreira Pimentel de Távora e de Maria Ribeira, n. p. de Vicente da Rocha Pimentel (de ,justificada nobreza em Portugal, onde se tratava essa família à lei da nobreza, com criados, cavalos e armas, como se vê da sentença nos autos de justificação de nobilitate et puritate sanguinis probanda, obtida pela supra dita Messia Ferreira) e de Maria Ferreira de Távora; n. m. de Bartholomeu Bueno (o sevilhano) e de Maria Pires." (Tit. Buenos da Ribeira). (Vide ascendência Rocha Pimentel em outro link deste site). Faleceu o capitão Marcelino de Camargo em 1684 e sua mulher em 1712 em S. Paulo.
MARCELINO DE CAMARGO
Inventário e Testamento Vol 21, fls 479 a 501 Data: 20-11-1684 Compilado por ProjetoCompartilhar.org
Local: Vila de São Paulo, nesta paragem e sitio chamada Tremembé

Juiz: Salvador Cardoso de Almeida

Escrivão: Diogo Gonçalves Moreira.
Avaliadores: Jerônymo Pedroso de Oliveira e Mathias da Costa.
Declarante: a viúva Méssia Ferreira, assinou a seu rogo o Capitão Fernão de Aguirre.
Título dos filhos:
- os herdeiros menores de Marianna de Camargo que são nove.
- Maria Ribeiro, viúva
- Izabel Ribeiro, casada com o Capitão Fernão de Aguirre.
- Messia Ferreira, casada com João Paes
- Gabriel (sic) Ortiz, de maior
- João de Camargo, de maior
- Maria de Camargo, de maior
- José de Camargo, de maior
- Leonor Domingues, de maior
- Francisco de Camargo, de 24 anos
- Anna Maria, de 22 anos.
TESTAMENTO
Em nome da Santíssima (...)
Aos 19-4-1676 nesta vila de São Paulo, eu Marcellino de Camargo, enfermo, houve por bem ordenar este meu testamento. Encomenda a alma (mas não morreu de imediato, somente oito anos após).

"Peço a minha mulher Méssia Ferreira de Távora seja minha testamenteira e o queira aceitar com meu filho João de Camargo Pimentel. Ordeno meu corpo seja sepultado no convento de Nossa Senhora do Carmo na sepultura de meu pai José Ortiz de Camargo, acompanhamentos e pedidos de missas. Declaro que sou casado com Messia Ferreira de Távora e dela tenho vivos os filhos seguintes: - João de Camargo Pimentel Jose de Camargo Pimentel e Francisco de Camargo, Marianna de Camargo Pimentel casada com Paschoal Delgado, Maria Ribeiro de Camargo casada com Luiz Forquim, Izabel Ribeiro de Camargo, Messia Ferreira de Távora, Gabriel Ortiz de Camargo, Maria Pimentel de Camargo, Leonor Domingues, Anna Maria de Camargo que estão solteiras e todos aqui nomeados são meus legítimos herdeiros e as que tenho casadas estão satisfeitas do que lhes prometi em casamento.

Declaro que de uma herança que meu irmão Francisco de Camargo deixou a minhas filhas solteiras para ajuda de seu casamento fui entregue como mais largamente constará do inventário que por sua morte se fez e minha mulher dará satisfação da fazenda do monte o que se achar que falta, tirando a parte da mulher de Luiz Forquim porque já está satisfeita.

Declaro que me deve meu sobrinho Bartholomeu Bueno por uma escritura cento e noventa e tantos mil réis. Deixo o remanescente de minha terça a minha mulher para ajuda de alimentar suas filhas, e também a constituo por curadora de seus filhos todos em adjuntos com meu filho João de Camargo Pimentel, (...) roguei a meu sobrinho José Ortiz de Camargo morador desta vila de São Paulo que este meu testamento escrevesse e nele assinasse comigo como testemunha. Eu José Ortiz de Camargo o escrevi a rogo do testador e como testemunha - José Ortiz de Camargo - Marcellino de Camargo".


Aprovação: 19-4-1676 nesta vila de São Paulo.
Cumpra-se 16-6-1684 - J. Bispo
Cumpra-se 16-6-1684 - Pedro Ortiz de Camargo.
Avaliações, bens móveis, um sitio em Tremembé, escravos, prata.
Dividas que esta fazenda deve: (entre outras)
- deve a sua filha Gabriela Ortiz 125$982 rs, da qual quantia está em poder do Capitão Pedro da Rocha Pimentel 65$000 rs e
somente deve o defunto a este quinhão 60$992 rs.
- deve-se a herdeira Maria de Camargo 125$902 rs.
- deve-se a Leonor Domingues 125$982 rs.
- deve-se a Anna Maria de Camargo 125$982 rs.
- deve-se ao Capitão Fernão de Aguirre 64$000 rs.


Procurador ad lidem ao Capitão Fernão de Aguirre para procurar por sua sogra e pelos órfãos Paschoal Delgado.
Orçamento da Fazenda: Soma liquido para se partir entre a viúva e órfãos 62$080 rs. As quais heranças foram entregues a viúva para alimento dos herdeiros por ser limitada se não lhe fez quinhões, e a viuva apresentou por fiador a seu genro o Capitão Fernão de Aguirre.
Quinhão das peças:
- a Gabriela Ortiz de Camargo 6 peças
- a herdeira Maria de Camargo outras tantas
- a herdeira Leonor Domingues outras tantas
- a herdeira Maria digo Anna Maria de Camargo coube outras tantas.
- ao herdeiro João de Camargo outras tantas
- ao herdeiro Jose de Camargo outras tantas
- ao herdeiro Francisco de Camargo outras tantas
- e a viuva coube as mais peças que não se nomeiam.


Declararam os herdeiros que tinham parte em um sitio que foi de Leonor Domingues em Bitirua como tambem tinham terras em Biratim como tambem em Tapetinga que se não podem partir a todo o tempo se comporão.


fls. 499 - quitação geral que passa o Capitão Fernão de Aguirre e o Capitão João Paes da herança que suas mulheres estiveram do defunto (irmão) Francisco de Camargo.
 
Teve 11 f.ºs.

1-1 João de Camargo Pimentel § 1.º

1-2 O alcaide-mor José de Camargo Pimentel § 2.º

1-3 Capitão Francisco de Camargo Pimentel § 3.º, que segue,

1-4 Marianna de Camargo Pimentel § 4.º

1-5 Maria de Ribeira de Camargo § 5.º

1-6 Izabel da Ribeira de Camargo § 6.º

1-7 Messia Ferreira de Távora § 7.º

1-8 Gabriela Ortiz de Camargo § 8.º

1-9 Maria de Camargo § 9.º

1-10 Leonor Domingues de Camargo §10.º

1-11 Anna Maria de Camargo §11.º

Eles tiveram o seguinte filho, que segue,

+2 M i. Capitão 9-Francisco DE CAMARGO PIMENTEL faleceu em 1724.


Segunda Geração

    2. Capitão 9-Francisco DE CAMARGO PIMENTEL (10-Marcellino de Camargo) faleceu em 1724 em Atibaia SP.

GPSL

1-3 Capitão Francisco de Camargo Pimentel, f.º do Cap. 4.º, teve lavras minerais no distrito do Rio das Mortes, de onde com seus dois f.ºs naturais, os n.º 2-17 e 2-18 adiante, extraiu grande quantidade de ouro, quando esteve nas minas gerais, além das lavras próprias; ocupou-se da administração dos bens que seu irmão o alcaide-mor José de Camargo Pimentel tinha no Rio das Mortes e em Sabará, onde, por conta da viúva, sua cunhada, plantou roças e extraiu ouro de suas lavras.

Foi por muitos anos proprietário do ofício de juiz de órfãos de S. Paulo, em sucessão ao seu sogro Salvador Cardoso de Almeida, o qual tinha recebido em dote o dito ofício do Cavaleiro de Santiago Antonio Raposo da Silveira. Tit. Raposos Góes. Faleceu o capitão Francisco de Camargo com testamento em 1724 na freguesia de Atibaia, onde tinha sua fazenda de cultura, e foi casado com Izabel da Silveira Cardoso, falecida em 1738 na mesma freguesia, f.ª de Salvador Cardoso de Almeida e de Anna Maria da Silveira, n. p. de Mathias Cardoso de Almeida, natural da Ilha Terceira, e de Izabel Furtado, n. m. do governador Antonio Raposo da Silveira, Cavaleiro de S. Tiago, e de Maria Raposo de Siqueira. Tit. Prados Cap. 6.º  3.º nº 2-2. 

BIOGRAFIA
O Capitão Francisco de Camargo Pimentel juntamente com o marechal Antonio do Prado Cunha (marido de sua prima Maria Pires de Camargo, filha de seu tio Jerônimo) foram, sem dúvida, os maiores líderes políticos de Atibaia entre aproximadamente as décadas de 1685 a 1730, onde também tinham grandes fazendas.  Faleceu o capitão Francisco de Camargo com testamento aos 24.JUN.1724 em Atibaia. Acreditamos que o casal Francisco de Camargo Pimentel e Izabel da Silveira Cardoso, sejam os primeiros descendentes da família do fundador a serem sepultados, juntos, na matriz de Atibaia. Seus sepultamentos devem ter sido os mais importantes daquela época, em Atibaia. O capitão Francisco teve 16 filhos com sua esposa e dois havidos em tempo de solteiro. (In site Atibaiamania - Adriano Bedore).

Os filhos legítimos são:
2-1 Jerônimo de Camargo Pimentel, que segue;
2-2 Izabel da Silveira e Camargo
2-3 Joaquim de Camargo Pimentel
2-4 José de Góes Pimentel
2-5 Fernando de Camargo Pimentel
2-6 Pedro Ortiz de Camargo
2-7 Francisco de Camargo Pimentel
2-8 Anna Maria da Silveira e Camargo
2-9 Messia Ferreira de Camargo
2-10 Maria Ribeiro de Camargo
2-11 Marcellino de Camargo da Silveira
2-12 Salvador Cardoso de Távora
2-13 Gabriel Ortiz de Camargo
2-14 Ângelo de Camargo
2-15 João Pimentel de Távora
2-16 Antonio de Camargo Ortiz
Os naturais foram:
2-17 Antonio de Camargo Pimentel (1)
2-18 Matheus de Camargo (1)

2-1. Jerônimo de Camargo Pimentel, natural de São Paulo, faleceu em Atibaia aos 30.JUL.1787, foi c.c. Maria Franco do Prado, filha do capitão Lourenço Franco do Prado (um dos fundadores de Pitangui/MG e de Ana Peres Pedroso), neta do herói de guerra luso-brasileiro Capitão Lourenço Franco Viegas (
tronco do apelido Franco regional, ambos com links neste site). No censo de 1765 em Atibaia Jerônimo de Camargo Pimentel constava possuindo propriedade no bairro do Rio Abaixo e detentor de bens no valor de 400$000. Foi juiz ordinário na câmara paulistana e na data do seu falecimento residia no bairro do Campo Largo de Atibaia, hoje, Jarinu SP. Grande parte de seus descendentes constituíram família em Atibaia. Teve 10 filhos, entre eles destacamos estes dois:

      3.1. Méssia Ferreira de Camargo c.c. Joaquim Bueno de Azevedo, pais da mulher de um dos troncos Pires de Camargo, Maria Antonia Franco. 
     3.2. Lourenço Franco de Camargo, fundador (de direito) de Jarinu SP, f. em 1812 em Atibaia com 78 anos, foi casado 1ª vez em Parnaíba com Ana Franco da Cunha, f. em 1803 com quem teve filhos e 2ª vez com Gertrudes Franco, filha do 1º capitão-mor de Atibaia (ver no título a seguir). Mais detalhes no link CAP. LOURENÇO FRANCO VIEGAS.

2.2. Izabel da Silveira Camargo, c.c. o 1º capitão-mor de Atibaia, Lucas de Siqueira Franco, tronco do título I - Siqueira Franco deste trabalho, ver próximo texto.

2.3. Joaquim de Camargo Pimentel c.c. Maria Franco da Cunha, falecida com 40 anos em Atibaia em 1759. Tiveram 11 filhos e grande parte dos seus descendentes constituíram famílias em Atibaia.

2.4. José de Góes Pimentel casado em 1775 em Atibaia com Maria Ribeiro Garcia, filha de José Ribeiro de Lima e de Custódia Garcia. Tiveram 4 filhos e grande parte deles constituíram famílias em Atibaia.

2.5. Fernando de Camargo Pimentel foi nomeado cabo do caminho em Atibaia em 1750. Foi juiz ordinário na câmara de São Paulo em 1769 e no ano seguinte. Em 1771 foi juiz ordinário na 2º câmara Atibaiense, cuja eleição foi anulada em decorrência da briga política entre Lucas de Siqueira Franco, seu cunhado e partidário dos Camargos e Frutuoso Furquim de Campos, partidário dos Pires, sendo novamente eleito juiz ordinário da nova eleição. Fernando de Camargo juntamente com seus irmãos herdaram a grande liderança política exercida por seu pai, o capitão Francisco de Camargo Pimentel em Atibaia nas décadas de 1730 a 1780, aproximadamente. No censo de 1765, Fernando de Camargo Pimentel é citado como possuidor de terras no bairro Itapetinga onde certamente morava e era detentor de bens no valor de 838$000, uma das maiores riquezas da época em Atibaia. No censo de 1789 tinha 81 anos, 1 agregado e 9 escravos. Tiveram 6 filhos e grande parte dos seus descendentes constituíram famílias em Atibaia.

2.6. Pedro Ortiz de Camargo c.c. Catarina Rodrigues Garcia, filha de Gaspar de Louvera e de Ana Rodrigues Velho. Tiveram 8 filhos e parte dos descendentes constituíram famílias em Atibaia.

2.7. Francisco de Camargo Pimentel (sobrinho) falecido em Atibaia em 1781, foi c.c. Maria Garcia, filha de Gaspar de Louvera e de Ana Rodrigues Velho, ver acima. Tiveram 8 filhos e parte de seus descendentes constituíram famílias em Atibaia.

2.8. Ana Maria da Silveira Camargo, falecida em 1763 em Atibaia, foi c.c. Francisco Cubas Bueno, filho do capitão Francisco Cubas de Mendonça e de Ana de Riveira da Luz.

2.9. Méssia Ferreira de Camargo, faleceu solteira em 1775 em Atibaia.

2.10. Maria Ribeira de Camargo, faleceu solteira em 1764 em Atibaia.

2.11. Marcelino de Camargo da Silveira, foi 1ª vez c.c. Ana de Godoi Moreira e 2ª vez em Atibaia com Ana Maria Bueno. Não deixaram descendentes

2.12. Salvador Cardoso de Távora, falecido em 1756, foi c.c. Catarina Bueno de Moraes. Tiveram 5 filhos (nota: 4 dos quais não tiveram descendentes, segundo Silva Leme, somente a seguinte: 3-3 Josepha Cardoso Bueno, que casou com João Franco Bueno f.º de João Bueno da Silva e de Messia Ferreira Franco. Com geração em Buenos cap. 2.º § 2 º n.º 2-3, 3-1, 4-4).

2.13. Gabriel Ortiz de Camargo, foi c.c. Maria de Ribeiro Bueno, filha do capitão Francisco Cubas de Mendonça, acima. Tiveram uma única filha e parte de seus descendentes constituíram família em Atibaia.

2.14. Ângelo Ortiz de Camargo, nada foi descoberto.

2.15. João Pimentel de Távora
, c.c. Bárbara de Mendonça, filha do capitão José Correa de Lemos e de Lucrécia de Mendonça.

2.16. Antônio de Camargo Ortiz, c.c. Leonor da Cunha, filha de Pedro da Cunha Lobo e de Luzia Bueno. Faleceu em Atibaia em 1735. Tiveram 2 filhos.

2.17. Antônio de Camargo Pimentel. Nada se descobriu.

2.18. Matheus de Camargo. Nada se descobriu.

9-Francisco casou-se com 9-Izabel DA SILVEIRA CARDOSO, filha de 10-Salvador CARDOSO DE ALMEIDA e 10-Anna Maria DA SILVEIRA. 9-Izabel faleceu em 1738 em Atibaia SP.

Eles tiveram o seguinte filho que segue,

+       3 M      i.  8-Jeronimo de Camargo Pimentel.

Terceira Geração

    3. 8-Jeronimo de Camargo Pimentel (9-Francisco, 10-Marcellino).

8-Jeronimo casou-se com 8-Maria Franco do PradoMaria Franco do Prado (S. L., 1.º, pg. 400).

8-Jeronimo e 8-Maria tiveram os seguintes filhos:

  4 F  i.  7-Mecia Ferreira de Camargo.


Quarta Geração

    4. 7-Mecia Ferreira de Camargo (8-Jeronimo de Camargo Pimentel, 9-Francisco, 10-Marcellino).

7-Mecia casou-se com 7-Joaquim Bueno de Azevedo, filho de 8-Manoel Bueno de Azevedo e 8-Francisca Pires de Siqueira.

Eles tiveram os seguintes filhos

+  5 F  i.  6-Maria Antonia Franco faleceu em 1855.

Quinta Geração

    5. 6-Maria Antonia Franco (7-Mecia Ferreira de Camargo, 8-Jeronimo de Camargo Pimentel, 9-Francisco, 10-Marcellino) faleceu em 1855.

6-Maria casou-se com 6-João PIRES PIMENTEL O Moço, filho de 7-João PIRES PIMENTEL O Velho e 7-Ana de Godoy Moreira, em 1783. 6-João nasceu em Atibaia SP BR.

REPERTORIO DAS SESMARIAS 1721-1821 Capitania de São Paulo - Secretaria da Cultura SP pg. 249.
"João Pires Pimentel. Confirmação de uma légua de terras de testada e légua e meia de sertão na freguezia de N. S da Conceição de Jaguary (Bragança Paulista), termo da de S. Paulo, compradas a Manuel Ribeiro de Siqueira e este as houve de João do Prado de Camargo conforme escriptura e della constava ser uma nesga que principiava do acabamento da medição do reverendo padre Jerônimo de Camargo Bueno fez das suas terras e ttendo de testada uma légua e de sertão lé'gua e meia até o rio Jaguari, cuja testada principiava do feital de João Moraes até o campo novo onde mora Antonio Pires (h 16, Fls. 66)".

Notas Genealógicas - In Waldomiro Franco da Silveira - Biblioteca Genealógica Brasileira do IGB - Salvador de Moya - s/n 1955.

Descendentes de João Pires Pimentel
João Pires Pimentel, filho de outro de igual nome e de Ana de Godoi Moreira, neto paterno de Manoel Vaz Barbosa (1) e de Izabel da Costa Pimentel (2), neto materno de Baltazar de Godoi Moreira (3) e de Rosa Rocha (4), nasceu em Atibaia e aí se casou em 1783 com Maria Antonia Franco, falecida em 1855, filha de Joaquim Bueno de Azevedo e de Mécia Ferreira de Camargo (S. L., 1º, 401); neta paterna de Manoel Bueno de Azevedo (5) e de Francisca Pires de Siqueira (6) e neta materna de Jerônimo de Camargo Pimentel e de Maria Franco do Prado (S. L., 1.º, 400).


João Pires Pimentel foi fazendeiro à margem direita do rio Atibaia, precisamente onde foi a sesmaria do Capitão Jerônimo de Camargo, o fundador da cidade; fazia viagem com tropa para as minas, falecendo numa delas em 1799; Maria Antonia Franco, enviuvando de João Pires, casou-se em 1801 com Francisco Barbosa Pires, filho de João Barbosa Pires e de Mécia de Siqueira.

(1) Manoel Vaz Barbosa, falecido em 1735 em Atibaia, onde foi Juiz Vintenário, era filho de Felipe Martins Ordonho e de Maria Ribeira Barbosa Calheiros; por esta, neto do célebre sertanista e valoroso cabo de guerra Domingos Barbosa Calheiros, que em 1658 comandou uma tropa de paulistas que foi combater o gentio dos sertões da Bahia, precisamente quando mais intensa era a luta entre Pires e Camargos; Calheiros era partidário destes últimos.

(2) Izabel da Costa Pimentel era filha de Francisco .... de Barcelos, falecido em 1670, e de Sebastiana Pires Pimentel; neta materna de Paulo da Costa Pimentel e de Maria de Nunes Siqueira; esta filha de Francisco Nunes de Siqueira*, cognominado “O Redentor da Pátria” (*Líder do Partido Pires, incluído na linhagem do autor do blogue - vide link Ouvidor José Ortiz de Camargo).

(3 e 4)

5) Manoel Bueno de Azevedo era filho do Cap. Bartolomeu Bueno de Azevedo e 1ª mulher Maria de Lima do Prado; neto paterno de Francisco Bueno de Camargo e de Mariana de Freitas Azevedo; neto materno de Manoel de Lima do Prado e de Ana Peres Vidal de Siqueira (S. L., 19, 392).

(6) Francisca Pires de Siqueira, falecida em 1758, era natural de Juqueri, filha de Manoel de Lemos e de Tereza Pires.

 6-João e 6-Maria tiveram os seguintes filhos:

+   6 M   i.  5-José Pires Pimentel.

Sexta Geração

    6. 5-José Pires Pimentel (6-Maria Antonia Franco, 7-Mecia Ferreira de Camargo, 8-Jeronimo de Camargo Pimentel, 9-Francisco, 10-Marcellino).

5-José não se casou com 5-Maria Magdalena CARDOSO. 5-Maria nasceu em Bragança Paulista SP.

5-José e 5-Maria tiveram a seguinte filha:

+   i.  4-Francisca PIRES PIMENTEL foi crismada em 8 junho 1787.


Sétima Geração

    7. 4-Francisca PIRES PIMENTEL (5-José Pires Pimentel, 6-Maria Antonia Franco, 7-Mecia Ferreira de Camargo, 8-Jeronimo de Camargo Pimentel, 9-Francisco, 10-Marcellino) nasceu em JAGUARY - BRAGANÇA PAULISTA e foi crismada em 8 junho 1787 em Bragança Paulista SP . Casou-se com João Rodrigues Pereira (Themudo), filho de Bento Pereira Themudo e Maria Rodrigues da Costa, tradicional família de Santana de Parnaíba SP.
Batismo da Francisca Pires (Pimentel).


/Francisca/

/Aos oito de junho de mil setecentos e//oitenta e sete nesta matriz de [Jaguary] (Bragança) ba-//tizei e pus os Santos Óleos a Francisca, filha de//Maria Magdalena (Cardoso), solteira e de pai incógnito,//do bairro Rio abaixo, foram padrinhos José//Pires Pimentel, solteiro, filho de João Pires//[ilegível][Pimentel] e Marianna Pires de Almeida//[ilegível] José Pereira, todos//desta freguesia//José de Medeiros Pereira/

 (pesquisa do Dr. Elpidio Novaes Filho, falecido em 2020)
Nota: Tudo indica a paternidade de José Pires Pimentel, solteiro, além de outra madrinha da sua mesma família Pires. No seu casamento abaixo, Francisca já ostenta o nome completo de sua família, que a acolheu completamente.
Batismo de João:
Aos vinte e hum de Novembro de mil sete centos oitenta,..............nesta Matriz de Jundiaí baptizei e pus os santos óleos........João, filho de Bento Pereira Thimudo(sic - Temudo) sua mulher Maria “Roiz” (Rodrigues) da Costa, moradores do bairro de Itupeva, forão padrinhos Jozé Dias de Almeida, homem cazado, Maria da Conceicam, mulher de Manoel Mendes, todos desta freguesia.......etc, etc, o VIG.  IGNACIO PAES DE OLIVEIRA ...................JUNDIAI 22 NOVEMBRO DE 1805. Pde. Francisco Jose Gomes (data da transcrição do batismo na dispensa).

 (pesquisa do Dr. Elpidio Novaes Filho)


DISPENSA MATRIMONIAL

CURIA METROPOLITANA DE SÃO PAULO Dispensas Matrimoniaes e Casamentos - Anno 1805 - estante 7 Gav. 58 - Nº 3132.

Autos de Casamento a favor de João Rodrigues Pereira e Francisca Pires.

1- - Anno do Nascimento de Nosso  Senhor Jesus Christo de mil, oito centos cinco............................................

2 - Dizem João Roiz Pereira e Francisca Pires moradores da villa de São Carlos (Campinas SP), que eles se achão juntos.....matrimonio....que pretendem, etc, etc,.....................

3- João Roiz Pereira filho legítimo de Bento Pereira Timudo(sic) (Themudo) e de Maria Roiz da Costa, com Francisca Pires, filha de Maria Madalena Cardoza e de pai incógnito.., contraente?....batizada na Villa de Bragança e freguesa nesta vila de S. Carlos (Campinas) onde satisfez o preceito da corezma.

4- Querem casar Joam Roiz(sic) Pereira filho legitimo de Bento Pereira Timudo e de sua mulher Maria Roiz(sic) da Costa com Francisca Pires filha de Maria Madalena e depois em Cristão o contraente natural bautizada... de Jundiaí e nesta freguesia............nesta villa Nova Bragança....(letras apagadas)

5- Com o favor de Deus querem cazar Joam Roiz Pereira filho legitimo de Bento Pereira Temuto(sic), e de Maria Roiz(sic) (Rodrigues) da Costa com Francisca Pires filha de pai incógnito(sic) e de Maria Magdalena Cardoza (ilegível) desta Villa, nesta freguesia e a contraente? Natural? Da (vila) Nova de Bragança e fregueza de São Carlos (Campinas) ambos os contraentes. Certifico........................não haver impedimento algum......
(Pesquisa de Elpidio Novaes Filho)

MATRIMONIO

JOÃO RODRIGUES PEREIRA &

FRANCISCA PIRES

Aos trinta e Janeiro de mil oito centos seis nesta Matris de São Carlos (Campinas SP) pelo meio dia em presença do Reverendo..........Luis Antonio Lobo com provisão do muito reverendo........Doutor juis de casamentos Manuel Joaquim Gonsalves de Andrade....... em matrimonio na forma da Igreja João Rodrigues Pereira natural de Jundiahy filho legitimo de Bento Pereira Timudo  (de Parnaíba) e Maria Rodrigues da Costa com FRANCISCA PIRES, natural de Bragança filha de pai incógnito(sic) e Maria Magdalena solteira tendo testemunhas presentes João Rodrigues Pereira e Joaquim Rodrigues Pereira, Paulo Pires Pimentel, todos cazados desta freguesia. E logo receberão as benções nupciaes. Joaquim José Gonsalves de tal, Luiz Antonio Lobo de Saldª.

 (Pesquisa do Dr. Elpidio Novaes Filho - falecido, que Deus o tenha).

4-Francisca casou-se com 4-João RODRIGUES PEREIRA, filho de 5-Bento PEREIRA THEMUDO e 5-Maria RODRIGUES DA COSTA, em 30 janeiro 1806 em CAMPINAS SP. 4-João nasceu em JUNDIAÍ SP.

 4-João e 4-Francisca tiveram os seguintes filhos:
+ 8 M i.  3-Luiz Antonio RODRIGUES (Pires Pimentel) nasceu em 10 junho 1820.

9     F    ii.  Florinda RODRIGUES PEREIRA (Pires ìmentel).

 ATENÇÃO
 PESQUISADORES, GENEALOGISTAS, HISTORIADORES, JORNALISTAS, 
ACADÊMICOS,  E ESCRITORES:
Dispomos de 2 bibliobases com 3200 volumes digitalizados em PDF pesquisáveis de Genealogia/Hist. de S. Paulo/História do Brasil de autores clássicos* e contemporâneos, séculos XVI, XVII, XVIII, XIX, XX, XXI! Rica fonte de subsídios genealógicos e biográficos para autores de História e Genealogia!
 Promoção: Na aquisição, leva grátis uma terceira biblioteca com 780 volumes de filosofia, sociologia, clássicos, conspiracionismo, atualidades,
Mais informações: 

Oitava Geração

    8. 3-Luiz Antonio RODRIGUES (Pires Pimentel)(4-Francisca PIRES PIMENTEL, 5-José Pires Pimentel, 6-Maria Antonia Franco, 7-Mecia Ferreira de Camargo, 8-Jeronimo de Camargo Pimentel, 9-Francisco, 10-Marcellino) nasceu1 em 10 junho 1820 em CAMPINAS SP e foi crismado em 18 junho 1820 em CAMPINAS SP.
Matrimônio Campinas – período de 1841-1861 N. S. da Conceição

LUIZ ANTONIO RODRIGUES e MARIA JOAQUINA DE CAMARGO
(formação da Família Rodrigues de Camargo - ramo de /Itatiba/Jundiaí/São Paulo)

Aos vinte e um de Dezembro de mil oito centos e quarenta e um nesta Matris de São Carlos (Campinas SP) com banhos sellados ao meio dia recebi em matrimônio na forma da Igreja a LUIZ ANTONIO RODRIGUES filho de João Rodrigues Pereira e de Francisca Pires Pimentel com MARIA JOAQUINA, filha de Francisco da Silva Lima* e de Ignácia Buena de Camargo, ambos naturaes e fregueses desta Parochia. Servirão de testemunhas presentes Fernando Gonsalves da Silva e João Batista Ferreira e não receberão as bençaõs nupciaes, por ser com tempo prohibido (Natal). O Vig. João Manoel de Almeida Barbosa.
(Pesquisa do Dr. Elpidio Novaes Filho).
(*oriundos de S. J. Del Rey, MG, tidos como da mesma família Lima e Silva do Duque de Caxias RJ, segundo o genealogista mineiro da família Belo).
3-Luiz casou-se com 3-Maria Joaquina (Bueno) DE CAMARGO (e Silva Anhanguera), filha de 4-Francisco DA SILVA LIMA e 4-Inácia BUENO DE CAMARGO, em 21 dezembro 1841 em CAMPINAS SP. 3-Maria nasceu em 16 março 1823 e foi batizada em 24 março 1823 em CAMPINAS SP .

3-Luiz Antônio e 3-Maria Joaquina tiveram os seguintes filhos:

+    10 M      i.  2-Francisco RODRIGUES DE CAMARGO nasceu  em 30 janeiro 1855 e faleceu em 7 fevereiro 1912.

11 M     ii.  Pedro Luiz RODRIGUES nasceu em 1849 em Campinas. (casado em 7/6/1882 c. Maria de Jesus filha de Ignácio Cuba (ou Cubas) e Anna Joaquina de Jesus 1251962 Igreja N.S. Conceição. Campinas SP).

1  F      iii.  MARIA LUÍSA DE CAMARGO foi crismada em 13 junho 1857 em CAMPINAS SP, c. c/ Daniel Correa de Lima em 12/6/1874 Campinas SP Matriz N.S>Conceição, ele filho de Simão Correa de Lima e Benedicta Maria da Conceição

13 M    iv.  EVARISTO RODRIGUES foi crismado em 19 maio 1853 em CAMPINAS SP.

14        v.  Antonio Franco DE CAMARGO.

15 F     vi.  Maria Pereira DE CAMARGO.

16M vii.  Benedicto FRANCO DE CAMARGO foi crismado em 19 setembro 1858 em CAMPINAS SP. Benedicto casou-se com FRANCISCA MARIA ROMANA, filha de BENTO DE SIQUEIRA BARBOSA e JOSEPHA MARIA DE JESUS, em 13 fevereiro 1877 em ITATIBA SP. FRANCISCA nasceu em Itatiba SP.

Nona Geração

  10. 2-Francisco RODRIGUES DE CAMARGO (3-Luiz Antonio RODRIGUES (Pires), 4-Francisca PIRES PIMENTEL, 5-José Pires Pimentel, 6-Maria Antonia Franco, 7-Mecia Ferreira de Camargo, 8-Jeronimo de Camargo Pimentel, 9-Francisco de Camargo Pimentel, 10-Marcellino de Camargo) nasceu em 30 janeiro 1855 em CAMPINAS SP e foi crismado em 8 fevereiro 1855 em CAMPINAS SP (BATISMO). Ele faleceu em 7 fevereiro 1912 em ITATIBA SP e foi enterrado em CEMITÉRIO CENTRAL ITATIBA SP.
Biografia:
Francisco teve como padrinho de batismo o Ajudante, depois Capitão Álvaro Xavier de Camargo e Silva c.c. Maria Brandina de Sousa Aranha; ele filho do Capitão Mor Floriano de Camargo Penteado, ela filha da Viscondessa de Campinas, em cerimônia na Matriz de N. S. da Conceição de Campinas.
Casou-se com a primeira esposa em Itatiba, em 10.06.1875, ESCHOLASTICA MARIA DE SIQUEIRA, filha de Joaquim Soares de Camargo e Maria Gertrudes de Siqueira. Deste casamento teve a filha Maria, esta casada com Bento Soares de Camargo, falecido, depois com Ricardo Francisco dos Reis. Maria tinha 34 anos na época do inventario, nascida por volta de 1878 (Obs.: no casamento com Escholástica, ele foi assentado erroneamente com o nome de Francisco “Luíz” Rodrigues, de Campinas, filho de Luiz Antonio Rodrigues e Maria Joaquina de Camargo).

No inventario de 1912, no Arquivo Histórico de Itatiba, constam seus bens deixados em herança para sua viúva Anna Lopes de Camargo e seus 6 filhos + uma enteada:

Por alto, são estes: 5 sítios:

1- Sítio do Feital em Itatiba, com 2 alqueires.

2- Sítio Água Fria em Jundiaí, bairro do Caxambu  15 alqueires.

3- Sítio Barreira em Jundiaí, no bairro da Barreira - 15 alqueires.

4-Sítio Campo Verde, em Atibaia, bairro do Capão, hoje Jarinu 12 alqueires.

5- Sítio maior (do Pinhal?) em Itatiba, c/ 20 alqueires e 6.000 pés de café, olaria, usina de açúcar, casas, etc.

4 casas em Itatiba

3 casas no centro de Jundiaí

5 casas de fazenda

Títulos de Obrigação do governo 2,2 contos de réis

Outros bens como semoventes, móveis, veículos automotores, plantações, animais, etc., com montante avaliado em 19.000.000 contos de Réis, sendo que meação da viúva foi paga, mais ou menos, com os bens de Jundiaí, e os demais foram repartidos entre os filhos e genros. Seus filhos menores Júlio 15 anos (que segue) e Almira 11 anos ficaram sob sua guarda, vivendo na casa do sítio da Barreira em Jundiaí, onde Júlio mais tarde se casou c/ Remédios e criou seus filhos, depois se mudou com a família para a nova casa da rua Prudente de Moraes, 1186, cujo terreno (duplo) no inventário foi avaliado em 400.000 réis, fora a casa, construída posteriormente por Júlio. Sabe-se que na localidade do "Capão", Jarinu, situa-se o sítio CAMPO VERDE que é hoje condomínio residencial de propriedade do ex-ministro Delfim Neto.
(Com a gentil colaboração do Secretário da Cultura Prof. Luís Soares de Camargo, que desentranhou o processo e de Amarildo Nunes do Dep. de Terras da Prefeitura de Itatiba SP, que procedeu a sua copiagem).
2-Francisco casou-se com 2-Anna LOPES DE CAMARGO, filha de 3-José LOPES DE CAMARGO e 3-Maria FRANCO LOPES, em 1 fevereiro 1881 em ITATIBA SP. 2-Anna nasceu em 28ago1864 em Jarinu(Campo Lgo. de Atibaia) SP BR. Ela faleceu em 9 outubro 1942 em JUNDIAI SP e foi enterrada em JUNDIAI SP 21765 Q12.

 2-Francisco e 2-Anna tiveram os seguintes filhos:

+     17 M      i.  1-Júlio RODRIGUES DE CAMARGO nasceu em 9 janeiro 1896 e faleceu em 1953.

+     18 F      ii.  Hortência RODRIGUES DE CAMARGO.

         19 F     iii.  Almira RODRIGUES DE CAMARGO nasceu em ITATIBA SP. Faleceu e foi enterrada em Itatiba, no túmulo de seu pai.

+     20 M    iv.  Sebastião RODRIGUES DE CAMARGO faleceu em 4 setembro 1969.

+     21 M     v.  José RODRIGUES DE CAMARGO.

+     22 F     vi.  Maria Soares de Camargo.

+     23 M   vii.  David RODRIGUES DE CAMARGO.

Décima Geração

  17. 1-Júlio RODRIGUES DE CAMARGO (2-Francisco Rodrigues DE CAMARGO, 3-Luiz Antonio RODRIGUES (Pires), 4-Francisca PIRES PIMENTEL, 5-José Pires Pimentel, 6-Maria Antonia Franco, 7-Mecia Ferreira de Camargo, 8-Jeronimo de Camargo Pimentel, 9-Francisco, 10-Marcellino) nasceu em 9 janeiro 1896 em ITATIBA SP. Ele faleceu em 1953 em PIRAPITINGUÍ SP e foi enterrado em CEMITÉRIO CENTRAL JDI.

1-Júlio casou-se com REMÉDIOS TRUJILLO PALMA, filha dos espanhóis de Algarrobo, Málaga, Espanha, José TRUJILLO LÓPEZ e Francisca PALMA PALACIOS, em 20 setembro 1919 em JUNDIAI SP. REMÉDIOS nasceu em 23 janeiro 1897 em ITU SP. Ela faleceu em outubro 1946 em JUNDIAI SP e foi enterrada em JUNDIAI SP.

Eles tiveram os seguintes filhos

+ 24 M i.  FRANCISCO (Chiquinho) RODRIGUES DE CAMARGO (NETO) nasceu  em 4 dezembro 1922 e faleceu em 17 março 1979.

+  25 F   ii.  Angelina RODRIGUES DE CAMARGO. Falecida em Jundiaí.

   26 F iii.  Cecília RODRIGUES DE CAMARGO nasceu em JUNDIAI. Ela faleceu em SÃO PAULO, enterrada em Jundiaí junto de seus pais, avó e irmãos.

+  27 F    iv.  NATIVIDADE RODRIGUES DE CAMARGO.

+     28 F      v.  Julieta DE CAMARGO.

+ 29  vi.  NAIR RODRIGUES DE CAMARGO. Falecida.

+ 30 M vii.  ROMEU RODRIGUES DE CAMARGO.

31 F  viii. IDATY RODRIGUES DE CAMARGO BARROS nasceu em JUNDIAI. IDATY casou-se com DR. NELSON VIEIRA DE BARROS médico da Sta. Casa em SÃO PAULO, falecido.

Maria casou-se com Bento Soares de Camargo. Bento faleceu em 23 abril 1914 em Itatiba SP.

Eles tiveram os seguintes filhos

         59 F       i.  Anna (SOARES) DE CAMARGO.

         60 M     ii.  Miguel (SOARES) DE CAMARGO.

Décima-primeira Geração

  24. FRANCISCO (Chiquinho) RODRIGUES DE CAMARGO (NETO) (1-Júlio Rodrigues DE CAMARGO, 2-Francisco Rodrigues DE CAMARGO, 3-Luiz Antonio RODRIGUES (Pires Pimentel), 4-Fca. PIRES PIMENTEL, 5-José Pires Pimentel, 6-Maria Antonia Franco, 7-Mecia Ferreira de Camargo, 8-Jeronimo de Camargo Pimentel, 9-Francisco 10-Marcellino) nasceu em 4 dezembro 1922 em JUNDIAI. Ele faleceu em 17 março 1979 em Santos SP e foi sepultado em 18 março 1979 em Jundiaí SP.

Chiquinho casou-se com ZULMIRA DE NUNCIO (DI LUZIO), filha de VITO (Alberto) DI LUZIO, italiano de Bari e AMABÍLIA (CERATTI - BELLINI) GALAFASSI, filha de italianos de Mantova, em 26 junho 1944 em JUNDIAI SP. ZULMIRA nasceu em 8 agosto 1924 em SALTO SP. Ela faleceu em 2003 em JUNDIAI SP e foi enterrada cemitério central em JUNDIAI SP.

Eles tiveram os seguintes filhos

+ 64 Mi. Alan RODRIGUES DE CAMARGO nasceu  em 22 setembro 1946. Crismado Alan José.

Décima-segunda Geração

  64. Alan RODRIGUES DE CAMARGO (Francisco (Chiquinho) RODRIGUES DE CAMARGO (NETO), 1-Júlio Rodrigues DE CAMARGO, 2-Francisco Rodrigues DE CAMARGO, 3-Luiz Antonio RODRIGUES (Pires Pimentel), 4-Francisca PIRES PIMENTEL, 5-José Pires Pimentel, 6-Maria Antonia Franco, 7-Mecia Ferreira de Camargo, 8-Jeronimo de Camargo Pimentel, 9-Francisco de Camargo Pimentel, 10-Capitão Marcellino de Camargo) nasceu em 22 setembro 1946 em SÃO PAULO, Tatuapé, Vila Santista, Maternidade D.ª Leonor Mendes de Barros, Av. Celso Garcia, 4000, pelas mãos da Drª. Matarazzo.

ATENÇÃO 
PESQUISADORES,GENEALOGISTAS, HISTORIADORES, JORNALISTAS, ACADÊMICOS E AUTORES:
Dispomos de 2 bibliobases com 3200 volumes digitalizados em PDF pesquisável de Genealogia/Hist. de S. Paulo/História do Brasil de autores clássicos e contemporâneos, séculos XVI, XVII, XVIII, XIX, XX, XXI!
Rica fonte de subsídios genealógicos e biográficos para autores de História e Genealogia! Promoção: Leva outra com 780 volumes de filosofia, sociologia, clássicos, conspiracionismo

Esta crônica histórico-genealógica é obra de prospecção, reflexão e divulgação. Não tem autoria científica, mas de pesquisador cidadão. E não pretende defender nenhuma tese sobre o magno problema dos fatores da formação do Brasil, nem tampouco retratar a história integral do País. Mas sim, espelhar e dar a conhecer melhor nossa terra e nossa gente e a razão de nossos antepassados bandeirantes terem recebido com justificado orgulho o título de... RAÇA DE GIGANTES!




Nenhum comentário:

Postar um comentário