sábado, 10 de junho de 2023

MATHIAS LOPES Sgto. Mor das Minas e Cativos

LOPES DE PORTUGAL
Heráldica: Apelido muito antigo, patronímico de Lopo, isto é, começado a usar por alguém cujo pai teve esse nome próprio, formando-se assim várias famílias não só em Portugal como em Espanha, de onde alguns López vieram para Portugal. Uns desses, os López de Ciudad Rodrigo, dos quais já havia um ramo em Portugal nos finais do século XV, trazem por armas: Esquartelado: o primeiro e o quarto de azul com uma estrela de ouro, de seis raios; o segundo e o terceiro de vermelho, com uma flor-de-lis de prata; bordadura de goles com oito aspas de ouro
De quem se originaria o apelido Lopes de nossa bisavó Anna (Franco) Lopes de Camargo e demais ancestrais LOPES DE CAMARGO e FRANCO LOPES, oriundos de Jarinu? Esta foi uma persistente incógnita até conseguirmos entroncar esta nossa linhagem no bandeirante seiscentista catalogado na Genealogia Paulistana de Silva Leme, Sgto. Mor MATHIAS LOPES, O VELHO, com os novos assentos primários de nossos ancestrais mais próximos - de Jarinu e região -, conseguidos do livro de batismo original já microfilmado mas então ausente do catálogo Family Search, com escrituração original muito ruim, desgastado, corroído, quase ilegível, que fotografamos, depois decifrado com a ajuda do nosso colega colaborador e exímio paleógrafo, o sociólogo Dr. Elpídio Novaes Filho, de Ribeirão Preto SP.
(Aviso: a presente obra está registrada no Escritório de Direitos Autorais da Fundação Arquivo Nacional de acordo com a Lei Federal 9610 de 19/02/1998 sob nº 708.762 L. 1370 fl. 124 e 709.697 L. 1372 Fl. 76 e quaisquer reprodução  ou republicação total ou parcial, sem o consentimento prévio do autor serão consideradas crime de plágio. Entretanto, trechos reduzidos poderão ser transcritos com o devido crédito ao autor e a esta página na WEB.
Dali em diante, essas fontes primárias foram sendo reveladas e comparadas com os registros publicados da obra referida e plenamente confirmados! Aliás, a maioria desses registros descobertos são agora subsídios inéditos para adenda-la, já que o antigo autor, assoberbado pelo seu grande vulto, ignorou a existência independente de Jarinu SP, antes bairro "Campo Largo" de Atibaia. E o tronco do apelido Mathias, foi mesmo confirmado, presente na vila paulistana já em 1596, de cuja biografia se sabe muito pouco ou quase nada. A sua descendência através de seu filho Zuzarte Lopes que segue, correndo diretamente até nossa trisavó MARIA FRANCO LOPES (DE CAMARGO), em quem os principais apelidos componentes se reúnem em tríplice conjunção, tipificando perfeitamente o ramo FRANCO LOPES DE CAMARGO como um dos mais castiços da microrregião atibaiense, cinturão agrícola da Paulicéia! Desta nossa trisavó Maria procede esta citada bisavó* Anna Lopes, então conhecida em Jundiaí como a velha "Ana Garapeira", do seu sítio urbano "da Barreira". Produzia além de cana, muito leite também, que nós tomávamos diretamente da vaca na tenra infância, servido pela sua irmã sobrevivente, tia "Anhara" (do  tupi, "brava"), pois Ana já havia falecido quando nascemos.
*Biografia de nossa bisa
A viúva Anna Lopes era a antiga proprietária do Sítio da Barreira, no lado esquerdo da estrada que sai de Jundiaí para Itatiba e avó de nosso pai, alcunhado quando menino "Chiquinho Cabreiro", filho do negociante de terras "Júlio Caipira", porquanto nasceu no sítio e pastoreava o rebanho de cabras de sua avó. Tinha ela também outro sítio naquela cidade, o da "Água Fria", parte do atual bairro da "Colônia", ambos herdados de seu rico e falecido marido sediado em Itatiba, onde ele possuía um terceiro e um quarto, este grande sítio de café e um quinto em Jarinú, chamado "Campo Verde" (hoje transformado em condomínio de luxo do ex-ministro Delfim Neto), o ruralista e capitalista Francisco Rodrigues de Camargo (Senior), falecido em Itatiba SP, em 1912, com inventário arquivado no Centro de Memória daquela cidade. 
 
Curiosidade: Francisco Senior foi batizado em Campinas em 1855 pelo seu padrinho e parente de sua mãe Maria Joaquina Bueno de Camargo (e Silva, Anhanguera), o então Ajudante (depois capitão) Álvaro Xavier de Camargo e Silva, filho do Capitão Mor da cidade Floriano de Camargo Penteado e marido da abastada fazendeira e 2ª Viscondessa de Campinas D. Maria Brandina de Souza Aranha, também sua madrinha (então com 256.000 pés de café, só na sua "fazendinha" herdada do pai).  Essa antiga propriedade compõe hoje o bairro de "Maria Brandina", que abriga o Shopping Center Iguatemi daquela cidade.
ATENÇÃO PESQUISADORES, GENEALOGISTAS, 
HISTORIADORES, JORNALISTAS,
ACADÊMICOS, E ESCRITORES:
Dispomos 2 bibliobases com 3250 volumes digitalizados em PDF pesquisáveis de Genealogia/Hist. de S. Paulo/História do Brasil de autores clássicos* e contemporâneos, séculos XVI, XVII, XVIII, XIX, XX, XXI indexados com motor de busca rápida! Rica fonte de subsídios genealógicos e biográficos para autores de História e Genealogia! Promoção: Na aquisição leva gratis outra biblioteca de filosofia, sociologia com 780 volumes!!!Mais informações:

PAF4 RIN 5641 Modified Register to
(Crônica de Descendência)
MATHIAS LOPES, 
SARGENTO MOR PARA A DESCOBERTA DAS MINAS DE PRATA E ESMERALDAS  
E MAMPOSTEIRO MOR DOS CATIVOS
Ancestral de ALAN RODRIGUES DE CAMARGO e família de
São Paulo/Atibaia/Jarinú/Campinas,/Itatiba/Jundiaí/São Paulo, nesta ordem.

ESTA PÁTRIA EU FIZ GRANDE

Primeira Geração
GPSL: 1. Sargento Mor 11-Mathias LOPES nasceu em Portugal. Ele faleceu em 25.05.1651 (segundo Pedro Taques) em São Paulo. Foi Sargento-Mor da leva para o descobrimento das minas de prata e esmeraldas em 1596 e mamposteiro mor dos cativos em 1608. Foi pai do também bandeirante Zuzarte Lopes, que segue na linhagem, falecido muito jovem em Paracambi RS, na Entrada de Luiz Dias Leme. SL.
Biografia
Mathias Lopes foi Bandeirante profícuo assim como o seu outro filho homônimo, um dos fundadores de Nazaré Paulista SP, em 1676, conforme atesta esta citação: "... Bárbara Cardoso filha de Mathias Cardoso de Almeida, natural da Ilha Terceira, falecido no sertão em 1658, foi grande fazendeira em Nazareth e instituiu a Capela do Bom Jesus dos Perdões, benta em 1705 e colocada debaixo da zeladoria de seu filho, o padre Manuel Cardoso de Lima, que foi um dos fundadores de Nazareth, em 1676, conjuntamente com Mathias Lopes* e Gonçalo Simões Chassim"(sic)**. GPSL

*Certamente trata-se de Mathias Lopes O Moço, que recebe uma concessão de terras (assentamento mais abaixo) em 1661, pois seu pai homônimo já falecera em 1651, segundo Taques e Inventários e Testamentos.

**Parece aqui, que Silva Leme confundiu suas próprias citações, pois em outra parte de sua obra diz que Simões foi fundador da Capela de N. S. de Nazaré em Santana de Parnaíba SP, em sua fazenda do Rio Tietê e não em "Nazaré Paulista" - (correção de nosso colega João Borin, genealogista e Curador de Exposições da Diocese no Museu da Memória de Jundiaí SP em 23.08.2016). 

Inventários e Testamentos.

Projeto Compartilhar Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira
Mathias Lopes O Velho 
SL. 2: 10, Catharina de Medeiros, segundo Pedro Taques, foi casada 2.a. vez com Mathias Lopes, natural de Portugal e falecido em 1651 (fonte?) em S. Paulo, que foi sargento-mor da leva para o descobrimento das minas de prata e esmeraldas, e mamposteiro-mor dos cativos em 1608. Mathias Lopes casou segunda vez com Beatriz de Siqueira, casamento este não citado por SL, de onde procedem os seguintes filhos: 

     1 - João Lopes de Siqueira, nascido cerca de 1630.

     2- Izabel de Siqueira, nascida cerca de 1634, casada com Diogo Martins da Costa (SL, 54 343), 

2-4 Diogo Martins da Costa foi c. c/ Isabel de Siqueira, onde não consta a filiação de Izabel. Além destes dois filhos e dos quatro havidos com Catarina de Medeiros, teve ainda Mathias Lopes OS MAMELUCOS:

     1 - Guiomar, que foi mãe de Maria,

     2- Rufina,

     3- Marcos.

Estes últimos foram havidos de “negras da terra” (indígenas). Não herdaram com os meios irmãos, por serem bastardos, segundo a lei da época.

A concessão de terras de Mathias filho:

Traslado de uma petição e carta de data de terra que os oficiais da Câmara deram a Mathias Lopes*: ...“Diz Mathias Lopes morador nesta Villa de São Paulo que elle está de posse de um pedaço de terra dos indios Goaramimis ha tempo de sete annos; pouco mais ou menos; onde tem seus curraes e ranchos dos vaqueiros sem fazer molestia alguma aos ditos índios nem elles terem lavoura alguma na tal paragem, te porque lhe falta, licença de vossas mercês para com mais largueza gosar a dita posse, para o que li pede; vossas mercês lhe façam mercê dar o dito pedaço de terra; que está entre o quintal de Jeronymo da Veiga; e João Rodrigues alfaiate; que Deus tem; do brejal até o quintal; de Maria Affonso; dona viuva que é um vão de que está de posse; como dito é no que receberá mercê. // despacho // damos ao suplicante o que pede; em sua petição; visto não prejudicar aos indios; São Paulo em os 4 de janeiro de mil e seiscentos e sessenta annos; //Moraes // Lima// Manuel Alves Preto // Francisco Martins Bonilha //Manuel Alves de Sousa // João Vieira da Silva //”.

“Confirmação dos officiaes que servem este presente anno de mil seiscentos e sessenta e um annos // Confirmamos ao supplicante a data de nossos antecessores e mandamos se lhe passe carta de data São Paulo hoje quinze dias do mez de janeiro de mil e seiscentos e sessenta e um annos //André de Barros de Miranda escrivão da Camara o escrevi Estevão Ribeiro Baião Parente // Francisco Dias leme // Constantino de Saavedra // Paulo Gonçalves”. (In Registro Geral CMSP 1661-1709 Vol. III Arq. Mun. S. Paulo - Tip. Piratininga 1917).

11- Mathias, O Velho casou-se com 11-Catharina de Medeiros, filha de 12-Salvador Pires e 12-Mecia Fernandes de Medeiros, esta filha de Marcos Fernandes e N... Medeiros, por esta neta de Amador de Medeiros, povoador (e não a mameluca homônima Mecia Açú, descrita por Taques e SL - portanto esta linhage nada tem de mameluca, nem de x-nova,). 11-Catharina faleceu em 1629 (In Helvécio de Castro Coelho - Revista Asbrap #16 pg. 99 "Marcos Fernandes").

Cap. 6.º 
Catharina de Medeiros, † em 1629, foi casada em 1590, segundo Pedro Taques, com Domingos Fernandes; segundo o mesmo Pedro Taques, foi ainda Catharina de Medeiros, casada 2.ª vez com Mathias Lopes O Velho, natural de Portugal † 1651 em S. Paulo, que foi sargento-mor da leva para o descobrimento das minas de prata e esmeraldas e mamposteiro-mor dos cativos em 1608. Teve Catharina de Medeiros deste 2.º marido os 4 f.ºs seguintes:

     1-1 Antonio Lopes de Medeiros § 1.º 

     1-2 Maria de Medeiros § 2.º

     1-3 Mathias Lopes O Moço § 3.º

    1-4 Zuzarte Lopes § 4.º, que segue

11-Mathias e 11-Catharina tiveram os seguintes filhos:

+    2M     i.  10-Zuzarte Lopes, que segue, faleceu em 1635.

  3  M   ii.  Antonio Lopes de Medeiros Ouvidor da Capitania S. Vicente.
D. Catharina de Unhatte de Medeiros era filha de Antonio Lopes de Medeiros, que foi ouvidor da Capitania de S. Vicente e S. Paulo em 1659, e de D. Catharina de Unhatte, os quais casaram em 1642 em S. Paulo; neta paterna de Mathias Lopes, natural de Portugal, Sargento-Mor da leva para o descobrimento das minas de prata e esmeraldas, e mamposteiro-mor dos cativos em 1608, o qual faleceu em 1651 em S. Paulo, e de D. Catharina de Medeiros, morta em 1629 e pertencente à Progênie dos Pires; neta materna de Christovão da Cunha de Unhatte, morto em 1664, da estirpe dos "Cunha Gago" e de D. Mécia Vaz Cardozo, da família dos Vaz Guedes. Silva Leme II – 10.
    4    F     iii. Maria de Medeiros.
Famílias do Rio de Janeiro - Rheingantz: vol. 1º, 444, "Gonçalo da Costa Ferreira, n. cerca de 1590, (tio de Margarida da Costa casada com Domingos Pires) casou em primeiras nupcias cerca de 1620 com Maria de Medeiros, nascida cerca de 1600 e falecida cerca de 1621".
     5     M      iv. Mathias Lopes, O Moço

Em Silva Leme, acima, é o artigo §3º do capítulo, ordem sequencial que reproduzimos a seguir. Embora não esteja na linha reta desta presente linhagem, descrevemos aqui sua descendência considerando a sua relevância como ativo empreendedor bandeirante e criador, tido também como fundador da então Vila de Nazareth SP.

Na ausência de um foral de tombo oficial, ela é descrita por duas antigas e conflitantes narrativas, algo lendárias, quanto ao autor (ou autores), circunstâncias e suas respectivas cronologias. Mas pode não ter sido nenhuma das duas, onde uma é referenciada em anotações nos ancestrais livros da igreja, mais objetivas, que já declaram como fundadores os membros daquele grupo social dominante, representado pela provedora  família Lopes. (Incluindo nela o 1º padre anotador, Manoel Cardoso de Lima, dito co-fundador e familiar(?) - não cremos- e portanto, suspeito quanto à sua imparcialidade). Aliás, os clérigos demonstravam sempre uma indisfarçável preferência por ouvir aqueles que eram socialmente mais influentes e abastados, de cujas dotações a Igreja dependia. E conferiam também a priori, plena fé às observações anotadas pelos seus apaniguados confrades. Do outro lado - o mais fraco - ficava aquele original, valente e rude núcleo povoador, anônimo e caipira, de liderança esquecida, pois não houve em seu tempo um observador que a escriturasse. No caso presente, só surgiu, depois de séculos, um professor curioso que publicou a segunda versão, da era mais antiga que precedeu a chegada de Mathias Lopes. Mas que também só diz respeito à instituição da capela e não ao apossamento da  terra e criação do arraial que representam o real ato de fundação! A típica fundação bandeirante era autodeterminada e desaforada, à revelia de qualquer outra regra social ou governamental, e se caracterizava sempre pelo apossamento - mediante arranchamento seguido de benfeitorias - como foi o caso de Jundiaí em 1649, apossada pelo Capitão Jerônimo de Camargo, chefiando a marcha de um grupo de famílias paulistanas dissidentes (cerca de duzentas pessoas), perseguidas pelo loco-tenente vicentino e pela câmara pireana de então, rival dos Camargos, em plena guerra civil! 

Fundação de Nazareth: A Anotada, a Mítica e a Incógnita!  
Estas discrepâncias históricas foram comuns em muitas cidades interioranas paulistas, mineiras, paranaenses, etc. Até mesmo na capital bandeirante, houve repetidas confusões, como a da pré-fundação mítica do colégio jesuíta na colina, focada na fantástica Itaecerá, a pedra miraculada de Tupã (fendida ou atingida por poderoso raio, vide crônica de capa), cuja tradição oral tupi foi eclipsada pelos padres inacianos, que retalharam e sincretizaram a pedra na posterior fundação do templo, eliminando assim a incômoda concorrência! Outra pior, ignorou a existência da pioneira Vila de Piratininga de Martim Afonso de Souza (o verdadeiro fundador de São Paulo em 1532 e confirmado em foral real de tombo de 1534!), como sendo "única", a de 1554. (Na realidade, foi transferida do campo para a colina e rebatizada com a inclusão do nome de São Paulo, pelos jesuítas em 1553/4. Mas era a mesma vila)! E mesmo nesta nova localização, teve alterada também a autoria do seu próprio (re)fundador, o óbvio Provincial Manoel da Nóbrega, em favor do improvável acólito José de Anchieta, que à época era um novato de apenas 20 anos!? É... o povo é "muito bonzinho", gosta mesmo de agradar os seus ídolo$ queridos - mudam a história rapidinho, sempre conforme as conveniências econômicas daquele momento oportuno ou novas orientações políticas dos novos líderes influentes e...  muito abonados!


Na Bahia, houve outro episódio envolvendo uma povoação que antes se chamava Santo Antonio de Peroaçu, fundada e escriturada pelo nosso paulistaníssimo interventor militar Governador (da Guerra) Estevão Ribeiro Bayão Parente (link neste site), cuja autoria, propriedade e nome foram depois magicamente transferidas ao seu filho João Amaro, posteriormente herdeiro de fato e direito daquela concessão, e que pelo seu nome se chama até aos dias de hoje! Toda a lorota foi reforçada em livros por dois notórios historiadores regionais e oportunistas embarcados, sem o mínimo de pesquisa documental das fartas fontes oficiais então à disposição, denotando evidentes sintomas de inferioridade e complexos regionalistas. Foram ambos veementemente censurados em publicações do nosso venerado e honesto historiador Pedro Taques de Almeida Paes Leme, grande amigo da verdade!  "Assim como é o governador, é o seu povo" - (In Eclesiástico - Vulgata Latina - Padre Mattos Soares).



Quanto à pequena Nazaré aqui epigrafada, expomos a seguir a narrativa enviada pelo atual e dedicado autor nazareano, Cel. Reformado da Polícia Militar, Oscar Pinheiro,  da qual resumimos e adaptamos aqui um trecho da sua muito bem argumentada e completa narração em vias de publicação, para a qual fomos consultados. Anotamos aqui alguns poucos comentários de nossa autoria entre parênteses, e já lhe repassamos diretamente outros necessários reparos genealógicos a Silva Leme, devidamente atualizados e arquivados em nossa base de dados digital.

Sinopses:
A 1ª versão,  e mais acatada, narra uma disputa amigável entre os irmãos Lopes, ditos fundadores, Mathias filho e Zuzarte Lopes,  que teriam instituído duas capelas, cada uma em seus próprios terrenos, mas com somente uma única provida da imagem da N. S. de Nazaré - a de Mathias - ficando Zuzarte inferiorizado com o constrangedor vácuo iconográfico da sua. Daí, empreendeu uma conduta marota e brincalhona, sequestrando e transferindo a imagem da capela do irmão para sua, na calada da noite, e depois tendo de reconduzi-la durante o dia, quando ficava constatada a fraude. Isto teria se repetido várias vezes até que os irmãos entraram em acordo, e a imagem permaneceu definitivamente na capela de Mathias, construída "nos altos"* do morro, onde hoje se situa a cidade.
Ele cita duas referencias publicadas em jornais da época que narram esta mesma história.  
(*Tradição milenar esta, descrita na Bíblia, onde parte dos  israelitas adoravam e sacrificavam com incenso, endeusadas imagens de escultura,  sempre "nos altos". II Reis 12:3 - II Cr. 28:4).
Na segunda versão, um curioso professor migrado de outra cidade, descobre e publica outra tradição oral desta mesma novela, mas com outro ator, precedendo a chegada de Mathias Lopes. O protagonista seria um muito antigo caipira local, resoluto e obstinado, dono de propriedade dotada de um morro, onde construíra a tal capela caiada "nos altos", passando a sequestrar durante as noites, a única imagem existente, pertencente à uma capela mais tradicional do seu povoado próximo, situado em um campo largo e plano. (A primeira versão teria sido uma adaptação desta).

A fonte documental citada consiste de anotações nos livros eclesiais de tombo e batismos, da igreja local (já exaustivamente compulsados pelo Coronel), as quais apontam Mathias e "seu Zuzarte", como provedores e fundadores da dita capela, citando datas que apontam essa autoria, como definitiva em 1676, como ficou convencionado pelas autoridades locais. 

(Mas pode muito bem não ter sido nenhuma das duas a que representasse o real apossamento da terra e a constituição do original arraial povoador, como atesta muito honestamente o próprio Monsenhor da diocese, após a acareação dos registros, da qual deduz e conclui que o núcleo povoador era "de criação muito mais antiga").
*A data de inauguração da capela curada era sempre, por praxe do clero e governo português, a que oficializava a fundação das cidades; e a provisão dos seus bens materiais concedia a autoria ao provedor, em detrimento da realidade épica PIONEIRA, de extraordinária espontaneidade, simplicidade e beleza! Posteriores oportunistas "caídos de pára-quedas", mas com posses e influência, embarcavam nessa esdrúxula lei materialista e se tornavam prestigiados "fundadores" do dia para a noite! 
Assim, aqueles heróicos sertanistas desbravadores, que muitas vezes arriscaram a própria vida para a sua realização, morriam no esquecimento! O quê realmente aconteceu, entre outros, ao nosso já citado nono tio-avô Capitão Jerônimo de Camargo, o fundador de fato (e documentado!) de Jundiaí em 1649 - e que foi também fundador de Atibaia, onde é reconhecido de fato e de direito.
(Aconteceu também com as cidades de Cotia e Jarinu, envolvendo outros nossos ancestrais, em sentido inverso: foram provedores e não apossadores).
Nossa sugestão para esta e outras cidades nas mesmas circunstâncias históricas, é que se faça erguer na praça principal, um Monumento Aos Pioneiros Desconhecidos. Nós até podemos indicar um excelente escultor para tanto, nosso amigo pessoal com extenso currículo, que contará com a nossa orientação histórica e artística.
 §3.º (S.L.) 
1-3 Sargento Mor Mathias Lopes O Moço, f.º do Cap. 6.º, homônimo, foi casado com Catharina do Prado f.ª de João Gago da Cunha e de Catharina do Prado. Tit. Prados Cap. 5.º §4.º Teve:
      2-1 Catharina do Prado A Moça casou-se em S. Paulo com Estevão Ribeiro Martins, falecido em 1682 (1), f.º de Diogo Martins da Costa e de Izabel Ribeira. Com geração em Alvarengas Cap. 5.º § 1.º no. 2-6.
     2-2 Catharina de Medeiros A Neta (talvez, provável, a mesma do n.º 2-1 precedente casada pela 2.ª vez) casou-se com Antonio de Godoy Moreira e Mendonça, de quem foi a 1.ª mulher, f.º de Belchior de Godoy e de Catharina de Mendonça. Com geração em Godoys Cap.1.º § 3.º
        2-3 Capitão João Lopes de Medeiros foi casado com Marianna da Luz f.ª de Innocencio Fernandes e de Catharina Cortes, Tit. Pretos. Faleceu em 1686 no seu sítio do bairro chamado Atibaia, e teve, pelo inventário em S. Paulo (C. O. S. Paulo), os 6 f.ºs seguintes:
               3-1 Anna Maria do Prado que foi casada em 1686 com o capitão José Corrêa de Lemos f.º de Antonio Corrêa de Lemos e de Maria de Quadros, por esta, neto de Bernardo de Quadros e de Cecília Ribeiro. Com geração em Quadros.
               3-2 Maria do Prado casou-se em 1686 em Nazareth com Sebastião Fernandes Corrêa, natural de S. Paulo, f.º de João Vaz Cardoso e de Anna Ribeiro Rodovalho. Com geração em Toledos Pizas. Cap. 3.º § 5.º
                 3-3 Catharina Cortes casou-se em 1686 em Nazareth com Francisco Rodrigues do Prado f.º de João Pinheiro Barregam e de Catharina do Prado. Com geração em Tit. Prados Cap. 6.º § 2.º, 2-12, 3-6.
               3-4 Marianna da Luz do Prado com 8 anos em 1686, falecida em 1721, foi casada com o capitão-mor Antonio Corrêa de Lemos irmão do capitão José Corrêa de Lemos do n.º 3-1 supra. Com geração em Quadros.
                 3-5 Mathias Lopes de Medeiros casou-se com Mecia Vaz Cardoso, natural dos Guarulhos, f.ª de João Rodrigues Lopes e de Francisca Cardoso. Tit. Rodrigues Lopes. Teve q. d.: (1)Pedro Taques confundiu a data do falecimento 1682 com a do casamento. SL.
                            4-1 Anna Vaz da Cunha que se casou com Felix Pedroso Leme, que foi morador em Nazareth, f.º de Paulo Pereira de Avellar e de Rosa Maria de Siqueira. Com geração em Prados Cap. 6.º § 1.º, 2-1, 3-6, 4-1.
                       4-2 Filippe da Cunha Gago casou-se com Angela da Fonseca f.ª de Lucas da Fonseca Ribeiro e de Maria da Rocha. Teve q. d.:
                               5-1 Mathias Lopes (Trineto) casado em 1761 em Nazareth com Rosa Cardoso f.ª de Sebastião de Moraes do Prado e de Francisca Cardoso, n. p. de André Saraiva e de Luzia Rodrigues, n. m. de Francisco Cardoso de Camargo e de Maria Salvago Ribeiro. Foram pais de:
                                    6-1 Innocencio Lopes da Cunha casado em 1784 em Nazareth com Izabel Maria de Oliveira f.ª de Salvador Gonçalves Bicudo e de Rita do Prado, n. p. de Verissimo Gonçalves e de Juliana 1.º § 4.º, 2-5, 3-3, n. m. de Bartholomeu de Godoy Moreira e de Catharina do Prado; por Bartholomeu de Godoy, bisneta de Jorge Moreira Gracez e de Adriana Moreira; por Catharina do Prado, bisneta de José Fernandes do Prado e de Anastacia Soares de Moraes (descendência mais abaixo)

                        5-2 Maria Cardoso, f.ª de 4-2 logo acima, casou-se em 1762 em Nazareth com Bento de Sousa f.º de Manoel Borges de Sousa e de Theresa Martins, n. p. de Antonio Borges de Sousa e de Paula Ribeiro, n. m. de Manoel Nunes Paes e de Maria Soares. Foram pais de:
                                              6-1 Maria Cardoso da Fonseca casada em 1785 em Nazareth om Antonio da Cunha de Godoy f.º de Antonio da Cunha Pimentel e de Maria Jorge de Godoy, n. p. de Sebastião Machado de Lima e de Maria da Rocha Pimentel, n. m. de José da Cunha Ribeiro e de Francisca de Godoy. V. 1.º pág. 56. 6-2 Rosa, batizada em 1767 em Nazareth.

             4-3 Francisco Lopes de Medeiros, f.º de 3-5 supra, casou-se com Marianna da Fonseca irmã de Angela do no. 4-2 supra. 
                                   5-1 Domingos Lopes da Cunha casado em 1762 em Nazareth com Rosa de Moraes f.ª de Domingos Nunes de Moraes e de Josepha Ribeiro, n. p. de André Saraiva de Moraes e de Maria Nunes de Siqueira, n. m. de Francisco Cardoso de Camargo e de Maria Salvago Ribeiro. Teve q. d.:
                                          6-1 Raymundo
                                           6-2 Felizardo
                                        6-3 Alexandre Lopes de Moraes
casado em 1805 na vila de S. Carlos com Maria Ortiz Bueno f.ª de Antonio Preto Cardoso e de Anna Ortiz de Camargo 

                                    5-2 Francisco Lopes da Cunha casado com Maria de Oliveira, f.ª de Manoel de Pontes de Oliveira e de Catharina de Medeiros. Tit. Pretos Cap. 5.º § 3.º, 2-1, 3-6.
                                                6-1 Rita Theresa casada em 1784 em Nazareth com Francisco José de Azevedo f.º de José de Azevedo Vieira e de Maria Telles de Menezes. Tit. Prados Cap. 6.º § 2.º, 2-12, 3-1,
4-4, 5-1.

                                                                   6-2 Anna batizada em 1766 em Nazareth.         

                                  5-3 Maria Lopes casada com Victoriano Nunes de Moraes f.º de Domingos Nunes de Moraes e de Josepha Cardoso. 6-1 Maria de Moraes casada em 1778 em Nazareth com Manoel Soares de Almeida f.º de Jeronimo Nunes Pedroso e de Maria Corrêa de Almeida.
                                                         6-2 Ignacia de Moraes casada em 1778 em Nazareth com João Rodrigues de Almeida irmão de Manoel Soares do n.º 5-3 precedente.
                 4-4 Antonio Lopes de Medeiros, f.º de 3-5, casou-se com Joanna de Medeiros f.ª de Manoel de Pontes Oliveira e de Catharina de Medeiros. Teve q. d.:
                                               5-1 Maria da Conceição casada em 1764 em Nazareth com Francisco de Góes Maciel f.º de Antonio de Góes Maciel e de Maria Pinheiro, n. p. de Antonio de Góes Maciel e de Francisca Machado, de S. Paulo, n. m. de Estevão Vaz de Lima e de Catharina do Prado. Tit. Alvarengas Cap. 5.º § 1.º, 2-6, 3-1, 4-1, 5-3. Com geração.

                       4-5 Domingas Cardoso casou-se com Miguel de Pontes de Oliveira, falecido em 1811, f.º de Manoel de Pontes de Oliveira e de Catharina de Medeiros. Com geração em Pretos.
                    4-6 Maria da Luz, f.ª de 3-5, casou-se com João da Fonseca Ribeiro, f.º de Lucas da Fonseca Ribeiro e de Maria da Rocha do no. 4-2 retro. Teve q. d.:
                            5-1 Anna Francisca Cardoso casada em 1785 em Nazareth com Pedro Bicudo Cardoso, viúvo de Angela de Camargo.
                                       5-2 Mecia Vaz Cardoso casada em 1790 em Nazareth com Francisco Paes da Silva falecido em 1800, viúvo de Anna Gonçalves (C. O. Atibaia) Sem geração.

                3-6 João Lopes Cortes, último f.º de João Lopes de Medeiros n.º 2-3, casou-se em 1692 em Taubaté com Maria Pedroso f.ª do capitão João Vaz da Cunha e de Anna Ribeiro Rodovalho, dispensados do parentesco no 4.º grau. Teve 3 f.ºs que são:
                             4-1 Innocencio da Fonseca
                     4-2 João Lopes
casado em S. Paulo com ...
                                4-3 ...

    2-4 (Na dúvida) Izabel Lopes do Prado casada com Mathias Fernandes Preto, † em 1710 em Mogi das Cruzes, f.º de Innocencio Fernandes e Catharina Cortes. 
   2-5 Capitão Zuzarte Lopes de Medeiros, que foi inventariante de seu irmão n.º 2-3 retro (João Lopes de Medeiros), em 1686, foi casado com Lucrecia Moreira. (João deu ao filho, o nome do irmão falecido em Bandeira de Batalha, para homenageá-lo). Teve q. d.:
       3-1 Maria Lopes, † em 1723 em Nazareth, casada com João Telles Fogaça e teve f.ºs batizados em Nazareth.


Segunda Geração

    2. 10-Zuzarte Lopes (11-Mathias Lopes) faleceu em 1635 no Sertão dos Patos, Aracambi, RS.
1-4 Zuzarte Lopes, falecido em 1635 no sertão dos Patos na Entrada de Luiz Dias Leme, na casa do principal de Aracambi, foi casado com Maria de Pontes f.ª de Pedro Nunes e de sua terceira mulher Catharina de Pontes, esta viúva de Salvador de Lima, falecido em 1612 no sertão em bandeira de batalha, sob as ordens do capitão Martim Rodrigues Tenório (que atravessou o  Rio da Prata, também falecido) e f.ª de Bartholomeu Gonçalves e de Domingas Rodrigues. Vol. 1.º pág. 25. Deixou Zuzarte Lopes a f.ª única (por nascer) :

2-1 Catharina de Medeiros A Neta Órfã, que foi casada com Diogo Furtado f.º de Leonel Furtado e de Gracia Mendes. Tit. Furtados. Teve q. d. 3 f.ºs: 

3-1_Joanna de Medeiros


3-2_Zuzarte Lopes, O Moço


3-3_Domingos Furtado de Medeiros

10-Zuzarte casou-se com 10-Maria de Pontes, filha de 11-Pedro Nunes e 11-Catharina de Pontes.

Biografia:
Maria Nunes de Pontes, casada 2 vezes, sendo a 1.a vez com Zuzarte Lopes, f.º de Mathias Lopes O Velho e de Catarina de Medeiros; 2.a vez com Antônio Fernandes Sarzedas, nascido por 1613, que depondo em um processo de genere em 1655 disse ser morador em S. Paulo, mas naquela atualidade morando no Rio de Janeiro, ser mercador e ter 42 anos mais ou menos f.º de Francisco Rodrigues Sarzedas e de Isabel Pedrosa (Tit. Garcias Velhos V. 7.º). Teve do 1º marido a f.ª única:
3-1 Catarina de Medeiros, c.c. Diogo Furtado, f.o de Leonel Furtado e de Gracia Mendes. Com geração. Eles tiveram a seguinte filha:
+       6 F      i.  9-Catharina de Medeiros A Neta Órfã.

Terceira Geração

    6. 9-Catharina de Medeiros A Neta Órfã (10-Zuzarte Lopes, 11-Mathias Lopes).
2-1 Catharina de Medeiros que foi casada com Diogo Furtado f.º de Leonel Furtado e de Gracia Mendes. Tit. Furtados. Teve q. d. 3 f.ºs:

9-Catharina casou-se com 9-Diogo FURTADO, filho de 10-Leonel FURTADO tronco do apelido e 10-Gracia MENDES.

9-Diogo e 9-Catharina tiveram os seguintes filhos:

+  7 F     i.  8-Joanna de Medeiros faleceu em 1735, que segue,

      8 M    ii.  Zuzarte Lopes, O neto.

9 M   iii.  Domingos Furtado de Medeiros.


Quarta Geração

    7. 8-Joanna de Medeiros (9-Catharina de Medeiros A Neta, 10-Zuzarte Lopes, 11-Mathias Lopes) faleceu em 1735 em Nazaré Paulista SP.

3-1 Joanna de Medeiros, f.ª de Catharina de Medeiros n.º 2-1 supra, faleceu em 1735 com testamento em Nazareth com 80 anos de idade, e declarou ser f.ª de Diogo Furtado e de Catharina de Medeiros. Foi casada 1.º com José Lopes Fernandes, falecido em 1725 em Nazareth com 70 anos de idade; segunda vez com José Freire Cardoso. Teve q. d.: do 1.º marido:

4-1 José Lopes Fernandes (o moço) falecido em 1734 com testamento em Nazareth com 60 anos de idade, e foi 1.º casado em 1709 nessa freguesia com Maria Gonçalves do Rosário f.ª de Salvador Gonçalves Murzillo, † em 1751 (C. O. S. Paulo) e de sua 1.ª mulher Catharina de Lemos, em Tit. Siqueiras Mendonças e no V. 1.º pág. 8; 2.ª vez com Maria de Sousa Borges.

4-2 Gaspar Lopes de Medeiros, f.º de 3-1, foi casado 1.º em 1694 em Nazareth com...? 2.ª vez com Catharina Cortes.

4-3 Rosa de Medeiros, f.ª de Joanna de Medeiros n.º 3-1, foi casada com Antonio Forão de Pontes O Moço, f.º de outro de igual nome e de Anna de Oliveira. Com geração em Pretos Cap. 5.º  § 3.º

4-4 Catharina de Medeiros, A Bisneta que foi casada com Manoel de Pontes Oliveira f.º de Antonio Forão de Pontes e de Anna de Oliveira. Com geração em Pretos Cap. 5.º  3.º, 2-1, 3-6

4-5 Salvador Lopes de Medeiros, f.º de 3-1, foi casado com Josepha Corrêa de Oliveira f.ª de Francisco Corrêa de Oliveira e de Luzia de Orens Palha. Tit. Macieis Cap. 4.º  1.º nº 2-1, 3-1. Faleceu Salvador Lopes em 1756 no bairro da Cachoeira, Nazareth, e teve (C. O. S. Paulo).

6-10 Francisco de Góes Maciel casou em 1764 em Nazareth com Maria da Conceição, f.ª de Antonio Lopes de Medeiros e de Joanna de Medeiros. V. 2.º pág. 18. 

4-1. Joana de Medeiros,  faleceu em 1735, Nazaré, com 80 anos, c. 1ª vez com José Lopes Fernandes, f. 1725, Nazaré, com 70 anos e, 2a, com José Freire Cardoso, c. ger. em SL. 2. 19 (Tit. Pires).

8-Joanna casou-se com 8-José Lopes Fernandes O Velho. 8-José faleceu em 1725 em Nazaré Paulista SP.

8-José e 8-Joanna tiveram os seguintes filhos:

+10 M i.  7-Salvador Lopes de Medeiros faleceu em 1756, que segue.

 11      M  ii.  José Lopes Fernandes O Moço.

3-1 Maria Gonçalves do Rosário, f. 1732, Nazaré, onde c. 1709, com José Lopes Fernandes o moço, falecido 1734, com 60 anos, na mesma cidade (1ª esposa), f.º de outro do mesmo nome e Joana de Medeiros, c. ger. em SL. 2,19 (Tit. Pires).

12       M iii. Gaspar Lopes de Medeiros.
ESCHOLASTICA FERNANDES TENÓRIO que se casou em 1727, em Nazaré - (onde em 1773 faleceu, com 80 anos de idade, sua avó Ana Nunes) - com Sebastião Lopes de Medeiros, filho de Gaspar Lopes de Medeiros e Catarina Cortes, neto paterno de José Lopes Fernandes e Joana de Medeiros, esta filha de Diogo Furtado e Catarina de Medeiros, por esta neta do bandeirante Zuzarte Lopes, que faleceu em 1637 na casa do chefe de Aracambi, sertão dos Patos RS e de Maria de Pontes. (Silva Leme, v. 2.º, pág. 19). Este casal deixou os seguintes filhos: Ana Lopes, que se casou com Domingos Ribeiro do Prado; José Lopes da Silva, casado com Ana Maria Pinheiro; Maria Lopes, casada com Inácio da Fonseca Ribeiro; Mariana Lopes de Siqueira, casada com José Nunes Pinheiro; Pedro Lopes, casado com Ana Cardoso; João Lopes da Silva, casado com Escolástica Maria da Silva, e finalmente, com a qual continuaremos,
          13 F     iv.  Rosa de Medeiros.

          14 F      v.  Catharina de Medeiros A Trineta.

          15  F     vi.  Anna Maria Lopes de Medeiros.

Quinta Geração

  10. 7-Salvador Lopes de Medeiros (8-Joanna de Medeiros, 9-Catharina de Medeiros A Neta, 10-Zuzarte Lopes, 11-Mathias Lopes) faleceu em 1756 em Cachoeira - Nazaré Paulista.

4-5 Salvador Lopes de Medeiros, f.º de 3-1, foi casado com Josepha Corrêa de Oliveira f.ª de Francisco Corrêa de Oliveira e de Luzia de Orens Palha. Tit. Macieis Cap. 4.º  1.º n.º 2-1, 3-1. Faleceu Salvador Lopes em 1756 no bairro da Cachoeira, Nazareth, e teve (C. O. S. Paulo) os 9 f.ºs:

5-1 Maria Lopes, já † em 1774, casou em 1733 em Nazareth com Bento da Cunha Maciel f.º de João da Cunha Maciel e de Maria de Sousa. Com 3 f.ºs em Cunhas Gagos Cap. 4.º  1.º n.º 2-4, 3-2, 4-1.

5-2 Felix Corrêa de Oliveira, que segue, † em 1800, que casou em 1764 em Atibaia com Joanna Bueno de Camargo, viúva de Manoel da Costa Vieira, f.ª de Pedro de Camargo Pimentel e de Leonor da Rocha. Com geração no 1.º V. à pág. 329.

5-3 Francisco Lopes Corrêa que foi morador na freguesia de Camandocaia (hoje cidade de Jaguari, sul de Minas), casou em 1756 em Atibaia com Maria Francisca Leal f.ª de Francisco Ribeiro Leal e de Catharina Franco de Almeida. Com geração no 1.º Vol. à pág. 442.

5-4 Escholastica Corrêa de Oliveira, † em 1794 em Atibaia, aí casou a 1.ª vez com Antonio Franco de Brito, † em 1754, f.º de Manoel Franco de Brito e de Maria da Rocha do Canto, em Tit. Pretos; 2.ª vez casou com Escholastica Corrêa com Jeronimo da Rocha de Camargo. Sem geração deste, porém, teve filhos do 1.º. (C. O. Atibaia)

5-5 Marcello Corrêa de Oliveira (morador em Jundiaí) foi casado com Escholastica... de tal.

5-6 Bento Lopes Corrêa, já falecido em 1774, foi casado em 1745 em Atibaia com Rita Bueno de Camargo f.ª de Pedro de Amores de Camargo e de Izabel Bueno de Moraes. Tit. Siqueiras Mendonças Cap. 7.º 1.º.
5-7 Branca Corrêa de Oliveira, já † em 1774, casou-se com Diogo Gonçalves Cesar f.º de Francisco Cesar Moreira e de Izabel João Maciel. Com geração em Garcias Velhos.

5-8 Maria Magdalena Corrêa, já †, foi casada com o capitão Antonio Alvares Cardoso, f.º do capitão do mesmo nome e de Anna de Ribeira Bueno, V. 1.º pág. 462; daí a geração.

5-9 Ignácio Corrêa de Oliveira, falecido em 1774, e inventariado em Atibaia. Sem geração. Foram herdeiros os seus irmãos supra.

7-Salvador casou-se com 7-Josepha Correa de Oliveira, filha de 8-Francisco Corrêa de Oliveira O Moço e 8-Luzia de Orens Palha. 7-Josepha nasceu em Nazaré Paulista SP. Eles tiveram os seguintes filhos

+   16 M   i.  6-Felix Correa de Oliveira faleceu em 1800, que segue.

      17 F      ii.  Maria Lopes.

      18 M   iii.  Francisco Lopes Correa.

      19 F      iv.  Escholastica Correa de Oliveira.

      20      v.  Marcello Correa de Oliveira.

      21 M   vi.  Bento Lopes Correa.

      22 F   vii.  Branca Correa de Oliveira.

      23 F  viii.  Maria Magdalena Correa.

      24 M   ix.  Ignacio Correa de Oliveira.

Sexta Geração

   16. 6-Felix Correa de Oliveira (7-Salvador Lopes de Medeiros, 8-Joanna de Medeiros, 9-Catharina de Medeiros A Neta, 10-Zuzarte Lopes, 11-Mathias Lopes) nasceu em Nazaré Paulista SP. Ele faleceu em 1800.

5-2 Felix Corrêa de Oliveira, † em 1800, que casou em 1764 em Atibaia com Joanna Bueno de Camargo, viúva de Manoel da Costa Vieira, f.ª de Pedro de Camargo Pimentel e de Leonor da Rocha. Com geração no 1.º V. à pág. 329.

6-Felix casou-se com 6-Joanna Bueno de Camargo, filha de 7-Pedro de Camargo Pimentel e 7-Leonor da Rocha Pimentel, 1764 2ª. 6-Joanna nasceu em Rio Abaixo - Atibaia SP.

3-4 Joanna Bueno de Camargo, f.ª de 2-2, casou 1.º em 1759 em Atibaia com Manoel da Costa Vieira, viúvo de Anna Maria Rosa, f.º de José da Costa Vieira e de Barbara Corrêa de Moraes; 2.ª vez em 1764 em Atibaia com Felix Corrêa de Oliveira fº de Salvador Lopes de Medeiros e de Josepha Corrêa de Oliveira. Tit. Pires Cap. 6.º  4º. Teve Do 2.º marido os 11 f.ºs seguintes:

4-3 José Joaquim de Oliveira que casou com Gertrudes Maria de Lacerda f.ª do capitão Francisco Corrêa de Lacerda e de Maria Magdalena, de Jundiaí. Com geração.

4-4 Rita Maria casada em 1797 em Atibaia com Reginaldo Pereira da Silva f.º do alferes Manoel Pereira Padilha e de Anna Maria de Oliveira. Tit. Bicudos Cap. 1º § 1º Com geração.

4-5 Joaquim José de Oliveira casou com Pulcheria Maria f.ª de Manoel Pereira de Oliveira e de Anna Pires. Teve. q. d.:

     5-1 Antonio Joaquim de Camargo casado em 1822 em Atibaia com Custodia Maria de Oliveira, viúva de José Antonio de Camargo.

4-6 João de Oliveira Cardoso casou 1.º em 1790 em Atibaia com Maria Gertrudes f.ª de José Lopes de Alvarenga e de Rosa Maria de Siqueira; 2.ª vez em 1806 na mesma vila com Gertrudes Franco de Siqueira, viúva de José de Godoy Franco, f.ª de Ignacio de Siqueira Cardoso e de Izabel Rodrigues Furquim. Tit. Siqueiras Mendonças. Teve q. d. da 1.ª:

     5-1 Gabriella Maria casada em 1815 em Atibaia com Luiz Antonio de Oliveira, n.º 5-1 de 4-8 adiante.

4-7 Jacintho José de Camargo casou 1.ºem 1791 na freguesia das Campinas com Gertrudes Maria da Conceição, † em 1815 na então vila de S. Carlos, f.ª de Domingos de Góes Maciel e de Izabel Maria, Tit. Alvarengas; 2.ª vez casou em 1820 na vila de S. Carlos cm Escholastica Maria f.ª de Bento Machado de Lima e de Maria Gertrudes. Tit. Campos, Cap. 4.º  6.º.  Teve da 1.ª mulher 4 f.ºs.

4-8 Luciana Maria casou em 1795 em Atibaia com Francisco José Machado f.º de Alexandre Machado de Carvalho, natural de Sorocaba, e de Anna de Oliveira Padilha. Tit. Bicudos.

4-9 Izabel Maria Bueno casou-se em 1801 em Atibaia com Ignacio José de Lemos f.º do guarda-mor Domingos de Góes Maciel e de Izabel Maria do Prado. Tit. Alvarengas Cap. 5.º  1.º.

4-10 Antonio José de Camargo casou-se em 1812 em S. Carlos com Anna Joaquina f.ª de José de Camargo Neves e de Manoela Antonia. (Tit. Pires) Vide 3.º deste Cap. 4.º n.º 2-3, 3-2, 4-12. 

4-11 Salvador José Lopes de Camargo casou-se em 1815 em Atibaia com Gertrudes Maria Bueno f.ª de Pedro Bueno de Camargo e de Marianna Bueno, que segue

4-12 Francisco Corrêa de Oliveira casou em 1785 em Atibaia com Ignácia Cordeiro do Amaral f.ª de João da Neves Garcia e de Joanna Cordeiro. Com geração.
 
4-13 Anna Esmeria, f.ª de Felix Corrêa de Oliveira e de Joanna Bueno n.º 3-4, casou-se em 1793 em Atibaia com Manoel Antonio de Carvalho f.º de Alexandre Machado de Carvalho e de Anna de Oliveira Padilha. Com 6 f.ºs descritos em Bicudos.

6-Felix e 6-Joanna tiveram os seguintes filhos:

+     25 M     i.  5-Salvador José Lopes de Camargo, que segue.

         26 M ii.  Antonio José de Camargo nasceu em Atibaia SP.

6-1 Anna Joaquina de Camargo casada em 1812 em S. Carlos com Antonio José de Camargo, natural de Atibaia, f.º de Felix Corrêa de Oliveira e de Joanna Bueno de Camargo. V. 1.º pág. 331.

4-10 Antonio José de Camargo casou-se em 1812 em S. Carlos com Anna Joaquina f.ª de José de Camargo Neves e de Manoela Antonia. (Tit. Pires) Vide 3.º deste Cap. 4º nº 2-3, 3-2, 4-12

       27 M  iii.  Jacintho José de Camargo.

4-5 Escholastica Maria da Silva casou em 1820 em S. Carlos com Jacintho José de Camargo, viúvo de Gertrudes Maria da Conceição, f.º de Felix Correa de Oliveira e de Joanna Bueno de Camargo. V. 1.º pág. 330.
7-9 Gertrudes Maria do Conceição casou em 1791 na mesma freguesia das Campinas com Jacintho José de Camargo, de Atibaia, f.º de Felix Corrêa de Oliveira e de Joanna Bueno de Camargo. V. 1.º pág. 330.

         28 F     iv.  Rita Maria.

7-11 Reginaldo Pereira da Silva casou com Rita Maria f.ª de Felix Corrêa de Oliveira e de Joanna Bueno de Camargo. V. 1.° pág. 329. Teve q. d.:
     8-1 Modesto, batizado em 1798 em Atibaia.
   8-2 Francisco batizado em 1800 em Atibaia.

4-4 Rita Maria casada em 1797 em Atibaia com Reginaldo Pereira da Silva f.º do alferes Manoel Pereira Padilha e de Anna Maria de Oliveira. Tit. Bicudos Cap. 1.º § 1.º Com geração.

       29     M    v.  José Joaquim de Oliveira.
4-3 José Joaquim de Oliveira que casou com Gertrudes Maria de Lacerda f.ª do capitão Francisco Corrêa de Lacerda e de Maria Magdalena, de Jundiaí. Com geração.

        30 M   vi.  João de Oliveira Cardoso.
4-6 João de Oliveira Cardoso casou 1.º em 1790 em Atibaia com Maria Gertrudes f.ª de José Lopes de Alvarenga e de Rosa Maria de Siqueira; 2.ª vez em 1806 na mesma vila com Gertrudes Franco de Siqueira, viúva de José de Godoy Franco, f.ª de Ignacio de Siqueira Cardoso e de Izabel Rodrigues Furquim. Tit. Siqueiras Mendonças. Teve q. d. da 1.ª:

5-1 Gabriella Maria casada em 1815 em Atibaia com uiz Antonio de Oliveira, n.º 5-1 de 4- 8 adiante.
 
4-7 Jacintho José de Camargo casou 1.º em 1791 na freguesia das Campinas com Gertrudes Maria da Conceição, † em 1815 na então vila de S. Carlos, f.a de Domingos de Góes Maciel e de Izabel Maria, Tit. Alvarengas; 2.ª vez casou em 1820 na vila de S. Carlos cm Escholastica Maria f.ª de Bento Machado de Lima e de Maria Gertrudes. Tit. Campos, Cap. 4.º  6.º. Teve da 1.ª mulher os 4 f.ºs seguintes:

5-1 José Jacintho de Camargo que casou com Gertrudes Maria de Oliveira. Faleceu José Jacintho em 1851 em Campinas e teve os seguntes f.ðs:

          31 F    vii.  Luciana Maria.

4-8 Luciana Maria casou em 1795 em Atibaia com Francisco José Machado f.º de Alexandre Machado de Carvalho, natural de Sorocaba, e de Anna de Oliveira Padilha. Tit. Bicudos. Teve. q. d.:
5-1 Luiz Antonio de Oliveira casado em 1815 em Atibaia com sua prima Gabriella Maria n.º 5-1 de 4-6 retro.
5-2 Francisco, batizado em 1799 em Atibaia.
5-3 Felisberta batizada em 1803 em Atibaia.
5-4 Senhorinha, batizada em 1804 em Atibaia.
5-5 Jacintha, batizada em 1807 em Atibaia.
5-6 Jesuina Maria Bueno casada em 1827 em Atibaia com José Joaquim de Siqueira Borba f.º de José Ribeiro de Lima e de Rita Maria da Conceição.

         32 F   viii.  Izabel Maria Bueno.

4-9 Izabel Maria Bueno casou-se em 1801 em Atibaia com Ignacio José de Lemos f.º do guarda-mor Domingos de Góes Maciel e de Izabel Maria do Prado. Tit. Alvarengas Cap. 5.º 1.º

         33 M   ix.  Francisco Corrêa de Oliveira.

4-12 Francisco Corrêa de Oliveira casou em 1785 em Atibaia com Ignacia Cordeiro do Amaral f.ª de João da Neves Garcia e de Joanna Cordeiro. Com geração.

         34 M    x.  Joaquim José de Oliveira.

4-5 Joaquim José de Oliveira casou com Pulcheria Maria f.ª de Manoel Pereira de Oliveira e de Anna Pires. Teve. q. d.:
     5-1 Antonio Joaquim de Camargo casado em 1822 em Atibaia com Custodia Maria de Oliveira, viúva de José Antonio de Camargo.

         35 F    xi.  Anna Esmeria.

4-13 Anna Esmeria, f.ª de Felix Corrêa de Oliveira e de Joanna Bueno n.º 3-4, casou-se em 1793 em Atibaia com Manoel Antonio de Carvalho f.º de Alexandre Machado de Carvalho e de Anna de Oliveira Padilha. Com 6 f.ºs descritos em Bicudos.

Sétima Geração

  25. 5-Salvador José Lopes de Camargo (6-Felix Correa de Oliveira, 7-Salvador Lopes de Medeiros, 8-Joanna de Medeiros, 9-Catharina de Medeiros A Neta, 10-Zuzarte Lopes, 11-Mathias Lopes) nasceu em Atibaia SP.

4-11 Salvador José Lopes de Camargo casou-se em 1815 em Atibaia com Gertrudes Maria Bueno f.ª de Pedro Bueno de Camargo e de Marianna Bueno.

5-Salvador casou-se com 5-Gertrudes Maria Bueno, filha de 6-Pedro BUENO DE CAMARGO e 6-Marianna BUENO DE CAMARGO. 5-Gertrudes nasceu em Atibaia SP.

5-Salvador e 5-Gertrudes tiveram os seguintes filhos:

+     36 M     i.  4-Camillo (Bueno) Lopes  de Camargo, que segue.

         37 M    ii.  José Lopes de Camargo nasceu em 1820 em Atibaia SP.

         38 M  iii.  João LOPES DE CAMARGO nasceu em 1822 em Atibaia SP.

         39 F    iv.  Miquelina DE CAMARGO nasceu em 1829   em Atibaia SP.

         40  M   v.  Cândido LOPES DE CAMARGO nasceu  em 1831.

12. Cândido Lopes de CAMARGO28 (Gertrudes Maria BUENO, Pedro Bueno de CAMARGO, Maria Franco da CUNHA, Luzia BUENO, Innocêncio Preto MOREIRA, Marianna BUENO, Amador Bueno da) nasceu em 1831 em Atibaia - SP - BRA.

Cândido casou-se com Maria Christina de GODOY29. Maria nasceu em Jarinu - SP - BRA. Eles tiveram os seguintes filhos

     19      M      i.       Honorato de CAMARGO nasceu em 30 julho 1855 em Jarinu - SP - BRA e foi batizado em 30 em 6 agosto 1855 em Jarinu - SP - BRA.

BATISMO: Padre: O Vigário Gaudêncio Antonio de Campos. Padrinhos: José Antonio de Camargo e Brandina Maria de Oliveira.

41     M   vi.  Antonio LOPES DE CAMARGO nasceu em 29 fevereiro 1832 em Jarinu SP.
BATISMO: Padre: O Capelão Curado Estanislau José Soares. Padrinhos: [corroído] Venâncio Antonio e sua mulher [corroído]
42 M  vii.  Salvador LOPES DE CAMARGO filho.
ATENÇÃO
PESQUISADORES, GENEALOGISTAS, HISTORIADORES, JORNALISTAS,
ACADÊMICOS, E ESCRITORES:
Dispomos 2 bibliobaases com 3250 volumes digitalizados em PDF pesquisáveis de Genealogia/Hist. de S. Paulo/História do Brasil de autores clássicos* e contemporâneos, séculos XVI, XVII, XVIII, XIX, XX, XXI! Rica fonte de subsídios genealógicos e biográficos para autores de História e Genealogia! Promoção: Na aquisição, leva gratis uma biblioteca de filosofia, sociologia, clássicos, etc com +780 voluemes
Mais informações:

14. Salvador Lopes de CAMARGO31 (Gertrudes Maria BUENO, Pedro Bueno de CAMARGO, Maria Franco da CUNHA, Luzia BUENO, Innocêncio Preto MOREIRA, Marianna BUENO, Amador Bueno da Ribeira) nasceu em Jarinu - SP - BRA.

Salvador casou-se com Escolástica Maria32. Escolástica nasceu em Jarinu - SP - BRA. Eles tiveram os seguintes filhos

20 F i. Anna de CAMARGO foi batizada33 em 16 junho 1855 em Jarinu - SP - BRA .
BATISMO: Padre: O Vigário Antonio de Mello e Silva. Padrinhos: Lourenço Franco de Godoy, solteiro e Josefa Maria Franco, viúva.
 Oitava Geração

  36. 4-Camillo (Bueno) Lopes de Camargo (5-Salvador José Lopes de Camargo, 6-Felix Correa de Oliveira, 7-Salvador Lopes de Medeiros, 8-Joanna de Medeiros, 9-Catharina de Medeiros A Neta, 10-Zuzarte Lopes, 11-Mathias Lopes) nasceu em Jarinu SP.

Dispensa matrimonial Camillo Lopes de Camargo & Francisca de Paula (Franco) - Arquidiocese de São Paulo, 1640-2012 parte B vol. 6958 pg 30.
DISPENSA DE CASAMENTO CAMILLO LOPES DE CAMARGO/LAURA FRANCO – 2º CASAMENTO
“Achão-se contractados para se cazarem CAMILLO LOPES DE CAMARGO viúvo por óbito de Francisca de Paula; com LAURA FRANCA(sic) natural da freguesia de Campo Largo (Jarinu) donde ambos são fregueses, a nubente tem 24 anos, nenhum impedimento há entre eles, querem hua portaria para se cazarem na freguesia de Campo Largo de Atibia (Jarinu), a qualquer do dia ou da noite, sendo dispensados dos proclamas, mais diligencias que devião fornecer? Ao matrimonio. Pedimos ao Rev. Sr. Vigário de Jundiahy, que mande buscar portaria para o dito casamento, pois a nossa pobreza não permite que façamos essa dispeza, Campo Largo 1º de Outubro de 1870. ANTONIO LOPES, viúvo, certifica o desimpedimento e assina a petição”.
“Na linhagem Lopes Camargo encontramos a descendência (ainda destroncada) de José Camilo Lopes de Camargo, conhecido como Zé Camilo. Ele foi subdelegado, sitiante, negociador de gado, casas, sítios e posteriormente estabeleceu-se com um armazém na rua Independência (atual Bar do Neco Manara). Casado com Francisca da Silveira Leite, teve os filhos professora Norma Menez Segalla e Sr. Normando Silveira de Camargo. Ambos residem em Jundiaí mas mantêm propriedade em Jarinu. O sobrenome Camargo é originário da Espanha, do Vale de Camargo, Santander, mas a família se define como "portuguesa" (no Livro de Jarinu).
4-Camillo casou-se com 4-Francisca de Paula Franco (de Camargo), filha de 5-José Caetano Franco de Camargo e 5-Maria Joaquina de Godoy, em 1845. 4-Francisca nasceu em Jarinu SP. Eles tiveram os seguintes filhos:
+ 43 F    i.  3-Maria FRANCO LOPES, nasceu em 12 de MARÇO 1847.

   44 M   ii.  Paulo Lopes de Camargo nasceu em 28 de janeiro 1849.
BATISMO: Padre: O Vigário João Mariano do Prado. Padrinhos: Jorge Franco do Amaral e sua mulher Maria das Dores do Espírito Santo.
      5  F    iii.  Carolina Lopes de Camargo nasceu em 15 setembro 1850.

    17  F   iii.     Carolina de CAMARGO nasceu em 15 de setembro 1850 em Jarinu - SP - BRA e foi batizada 26 em 5 outubro 1850 em Jarinu - SP - BRA .
BATISMO: Padre: O Vigário João Mariano do Prado. Padrinhos: Lourenço Franco da Silveira, solteiro e Josefa Maria Franco, viúva.
    46 M   iv.  João de Camargo nasceu em 31 de dezembro 1856.

18  M      iv.      João de CAMARGO nasceu em 31 de  dezembro 1856 em Jarinu - SP - BRA e foi batizado27 em 10 janeiro 1857 em Jarinu - SP - BRA.
BATISMO: Padre: O Vigário Gaudêncio Antonio de Campos. Padrinhos: João Franco de Godoy e sua mulher Maria Carolina de Jesus.
 Nona Geração

  43. 3-Maria FRANCO LOPES (DE CAMARGO) (4-Camillo Lopes de Camargo, 5-Salvador (José) Lopes de Camargo, 6-Felix Correa de Oliveira, 7-Salvador Lopes de Medeiros, 8-Joanna de Medeiros, 9-Catharina de Medeiros A Neta, 10-Zuzarte Lopes, 11-Mathias Lopes) nasceu 12MAR1847 em Jarinu SP.

Maria casou-se com José Lopes de CAMARGO37,38, filho de João José Lopes de CAMARGO e Gertrudes Maria Bueno, em 1863 em Jarinu - SP - BRA. José nasceu em Jarinu - SP - BRA e foi batizado39 em 4 setembro 1842 em Jarinu - SP – BRA (ainda não foi possível encontrar os ascendentes deste casal).
BATISMO: Padre: O Vigário Luiz José de Brito. Padrinhos: Ignácio José da Silva e sua mulher Anna Gertrudes Franco
José e Maria tiveram os seguintes filhos:

+  21  F i.  Anna (Franco) Lopes de CAMARGO foi batizada em 28 agosto 1863.

3-Maria casou-se com 3-José LOPES DE CAMARGO (Franco), filho de 4-João José LOPES DE CAMARGO e 4-Gertrudes Maria FRANCO, em 1863. 3-José foi crismado em 4 setembro 1842 em Jarinu (Campo Lgo. de Atibaia) SP BR.
Dispensas Matrimoniais 1863 vol 7601 arquivo S. Paulo 1640-2012 1º de Novembro de 1863 folha 65 pagina 1
Querem se casar JOSÉ LOPES DE CAMARGO filho legítimo de JOÃO JOSÉ DE CAMARGO LOPES e de sua mulher (Gertrudes Maria Bueno) já falecida, com MARIA FRANCO LOPES, FILHA LEGÍTIMA DE  CAMILLO LOPES DE CAMARGO e de sua mulher FRANCISCA DE PAULA FRANCO e o contraente é natural e batizado nesta freguesia e a contraente é natural e batizada nesta freguesia............ambos são fregueses..........legado no terceiro grau de consanguinidade. Certifico que destas convencionais denunciações não resultou mais impedimento que os por eles mencionado.  Nada.........Estão desobrigados. Em um livro competente 1º de assentos de batismo as fls. 4v. dele o assento do theor seguinte – (batismo) JOSÉ a margem. Aos quatro dias do mês de setembro de mil oito centos e quarenta e dois nesta matriz de Nossa Senhora do Carmo de CAMPO LARGO (de Atibaia - atual Jarinu) batizei e pus os santos óleos ao inocente JOSÉ filho legitimo de JOÃO JOSÉ DE CAMARGO e de sua mulher GERTRUDES MARIA FRANCA (sic). Foram padrinhos Ignacio José da silva e sua mulher Anna Gertrudes Franca todos desta freguesia. O Vigario Luiz José de Brito.
3-José e 3-Maria tiveram os seguintes filhos:

+  47 F i.  2-Anna (FRANCO) LOPES DE CAMARGO nasceu  28ago1864 e faleceu em 9 outubro 1942.

Décima Geração

  47. 2-Anna (Franco) LOPES DE CAMARGO (3-Maria FRANCO LOPES, 4-Camillo Lopes de Camargo, 5-Salvador (José) Lopes de Camargo, 6-Felix Correa de Oliveira, 7-Salvador Lopes de Medeiros, 8-Joanna de Medeiros, 9-Catharina de Medeiros A Neta, 10-Zuzarte Lopes, 11-Mathias Lopes) nasceu 28ago1864 em Jarinu (Campo Lgo. de Atibaia) SP BR. Ela faleceu em 9 outubro 1942 em JUNDIAI SP e foi enterrada em JUNDIAI SP 21765 Q12.
Foram padrinhos de batismo CANDIDO LOPES DE CAMARGO e sua mulher MARIA CHRISTINA DE GODOIS. O vigário Leandro Soares de Moraes
2-Anna casou-se com 2-Francisco RODRIGUES DE CAMARGO (Senior), filho de 3-Luiz Antonio RODRIGUES e 3-Maria Joaquina (BUENO) DE CAMARGO, em 1 fevereiro 1881 em ITATIBA SP. 2-Francisco nasceu em 30 de janeiro 1855 em CAMPINAS SP e foi crismado em 8 fevereiro 1855 em CAMPINAS SP (BATISMO). Ele faleceu em 7 fevereiro 1912 em ITATIBA SP e foi enterrado em CEMITÉRIO CENTRAL ITATIBA. 

Casou-se com a primeira esposa em Itatiba, 10.06.1875, ESCOLASTICA MARIA DE SIQUEIRA, filha de Joaquim Soares de Camargo e Maria Gertrudes de Siqueira. Deste casamento teve a filha Maria Soares de Camargo, esta casada com Bento Soares de Camargo, seu parente, depois com Ricardo Francisco dos Reis. Maria tinha 34 anos na época do inventario de seu pai, portanto nascida por volta de 1878 (Obs.: no casamento com Escholastica, foi registrado erroneamente com o nome de Francisco “Luiz” Rodrigues, de Campinas, filho de Luiz Antonio Rodrigues e Maria Joaquina de Camargo).
No inventario de 1912, no Arquivo Histórico de Itatiba, constam seus bens deixados em herança para sua viúva Anna Lopes de Camargo e seus 7 filhos, sendo uma filha havida da 1ª esposa:
Por alto, são este os bens: 5 sítios:
1- Sítio maior e morada (do Pinhal?) em Itatiba, c/ 20 alqueires e 6.000 pés de café, olaria, usina de açúcar, casas, etc.
2- Sítio Água Fria em Jundiaí, bairro do Caxambu  15 alqueires
3- Sítio Barreira em Jundiaí, no bairro da Barreira - 15 alqueires
4- Sítio Campo Verde, em Atibaia, bairro do Capão (atual Jarinu) 12 alqueires
5- Sítio do Feital em Itatiba, com 2 alqueires e benfeitorias.
4 casas no centro de Itatiba
3 casas no centro de Jundiaí
7 casas de fazenda
Títulos de Obrigação do governo 2,2 contos de réis.Outros bens menores como, moveis, semoventes, veículos, plantações, animais, etc., o montante foi avaliado em 19.000.000 contos de Reís, sendo que meação da viúva foi pago,. mais ou menos,  com os bens de Jundiaí, e os demais bens foram divididos entre os filhos e genros. Seus filhos menores Júlio 15 anos e almira 11 anos ficaram sob sua guarda, vivendo na casa do sítio da Barreira em Jundiaí, onde Júlio se casou e criou seus filhos, depois mudou-se com a família para a casa da rua Prudente de Moraes, 1186, avaliada no inventário em 400.000 réis, só 1 terreno, tinha dois, fora a casa, construída depois por Júlio. Sabe-se que na localidade do "Capão", hoje Jarinu, situa-se o sítio CAMPO VERDE que é hoje condomínio residencial de propriedade do ex-ministro Delfim Neto.
2-Francisco e 2-Anna tiveram os seguintes filhos:

+  48 M  i.  1-Júlio Rodrigues DE CAMARGO nasceu  em 9 janeiro 1896 e faleceu em 1953.

+     49 F     ii.  Hortência RODRIGUES DE CAMARGO.
         
 50       F    iii.  Almira RODRIGUES DE CAMARGO nasceu em ITATIBA SP.

+     51 M   iv.  Sebastião RODRIGUES DE CAMARGO faleceu em 4 setembro 1969.

+     52 M v.  José RODRIGUES DE CAMARGO.

+   53  F   vi.  Maria Soares de Camargo.

+     54 M  vii.  David RODRIGUES DE CAMARGO.

 Décima-primeira Geração

  48. 1-Júlio Rodrigues DE CAMARGO (2-Anna LOPES DE CAMARGO, 3-Maria FRANCO LOPES, 4-Camillo Lopes de Camargo, 5-Salvador (José) Lopes de Camargo, 6-Felix Correa de Oliveira, 7-Salvador Lopes de Medeiros, 8-Joanna de Medeiros, 9-Catharina de Medeiros A Neta, 10-Zuzarte Lopes, 11-Mathias Lopes) nasceu em 9 janeiro 1896 em ITATIBA SP. Ele faleceu em 1953 em PIRAPITINGUÍ SP e foi enterrado em CEMITÉRIO CENTRAL JDI.

1-Júlio casou-se com REMÉDIOS TRUJILLO PALMA, filha de José TRUJILLO LÓPEZ e Francisca PALMA PALACIOS, em 20 setembro 1919 em JUNDIAI SP. REMÉDIOS nasceu em 23 janeiro 1897 em ITU SP. Ela faleceu em outubro 1946 em JUNDIAI SP e foi enterrada em JUNDIAI SP. Eles tiveram os seguintes filhos

+55M i.  Francisco (Chiquinho) RODRIGUES DE CAMARGO (NETO) nasceu  em 4 dezembro 1922 e faleceu em 17 março 1979.

+56 F ii.  Angelina RODRIGUES DE CAMARGO.

  57   iii.  Cecília RODRIGUES DE CAMARGO nasceu em JUNDIAI. Ela faleceu em SÃO PAULO.

+    58  iv.  NATIVIDADE RODRIGUES DE CAMARGO.

+   59 F   v.  Julieta DE CAMARGO.

+ 60F vi.  NAIR RODRIGUES DE CAMARGO.

+ 61 M vii.  ROMEU RODRIGUES DE CAMARGO.

   62 F viii.  IDATY RODRIGUES DE CAMARGO BARROS nasceu em JUNDIAI. IDATY casou-se com DR. NELSON VIEIRA DE BARROS MÉDICO da Santa Casa em SÃO PAULO. NELSON nasceu e faleceu em SÃO PAULO.

53. Maria Soares de Camargo
BIOGRAFIA

Maria era filha de Escolástica Maria de Siqueira, 1ª esposa de seu pai Francisco de Camargo Sênior; tinha 34 anos na data de falecimento de seu pai, portanto teria nascido no ano de 1878. Seu marido Bento Soares de Camargo faleceu em 23 Abril 1914, e ela (pelos documentos cartoriais dos filhos) se casou novamente com Ricardo Francisco dos Reis, de quem teve os outros quatro filhos:
1- Jerônimo dos Reis
2- Vital dos Reis
3- Alcides dos Reis
4- João dos Reis
(Informações do Cartório de Itatiba Online).
Maria casou-se com Bento Soares de Camargo. Bento faleceu em 23 de abril 1914 em Itatiba SP. Eles tiveram os seguintes filhos

         90 F      i.  Anna (SOARES) DE CAMARGO.

          91 M          ii.  Miguel (SOARES) DE CAMARGO.
 
Décima-segunda Geração

  55. FRANCISCO (Chiquinho) RODRIGUES DE CAMARGO (NETO) (1-Júlio R. DE CAMARGO, 2-Anna LOPES DE CAMARGO, 3-Maria FRANCO LOPES, 4-Camillo Lopes de Camargo, 5-Salvador (José) Lopes de Camargo, 6-Felix Correa de Oliveira, 7-Salvador Lopes de Medeiros, 8-Joanna de Medeiros, 9-Catharina de Medeiros A Neta, 10-Zuzarte Lopes, 11-Mathias Lopes) nasceu em 4 dezembro 1922 em JUNDIAI. Ele faleceu em 17 março 1979 em Santos SP e foi enterrrado em 18 março 1979 em Jundiaí SP.

Chiquinho casou-se com ZULMIRA DE NUNCIO (DI LUZIO), filha do italiano de Bisceglie, Bari, Puglia VITO DI LUZIO,  e AMABÍLIA (CERATTI - BELLINI) GALAFASSI, esta filha de italianos de Mantova, Lombardia, em 26 junho 1944 em JUNDIAI SP. ZULMIRA nasceu em 8 agôsto 1924 em SALTO SP. Ela faleceu em 2003 em JUNDIAI SP e foi enterrada no cemitério central em JUNDIAI SP. Eles tiveram os seguintes filhos

+95 M i. Alan RODRIGUES DE CAMARGO nasceu  em 22 setembro 1946.
Foi desenhista, radialista, fotógrafo, repórter, publicitário, redator - atualmente aposentado, se dedica aos estudos de Genealogia e História de São Paulo e História Geopolítica. Cursou Desenho e Projetos, fotografia (vários), artes plásticas, no Liceu de Artes de São Paulo, encadernação e restauro com pintura direta em couros virgens e papéis marmoreados. Também presta serviços de genealogia e consultoria para autores.
13. Geração

  95. Alan RODRIGUES DE CAMARGO (FRANCISCO (Chiquinho) RODRIGUES DE CAMARGO (NETO), 1-Júlio Rodrigues DE CAMARGO, 2-Anna (Franco) LOPES DE CAMARGO, 3-Maria FRANCO LOPES, 4-Camillo Lopes de Camargo, 5-Salvador (José) Lopes de Camargo, 6-Felix Correa de Oliveira, 7-Salvador Lopes de Medeiros, 8-Joanna de Medeiros, 9-Catharina de Medeiros A Neta, 10-Zuzarte Lopes, 11-Mathias Lopes) nasceu em 22 de setembro 1946 em Tatuapé SÃO PAULO e foi crismado em JUNDIAI.

Abaixo: Gráfico de extensão da linhagem descendente Rodrigues de Camargo de Jundiaí e Itatiba até 13ª geração (a numeração que antecede imediatamente cada nome refere-se à linhagem ascendente, começando do 1º avô, não contando o pai e o titular, os quais devem ser somados +2º).












Um comentário:

  1. Muito bom Alan. Em 4-7 aparece o nome do meu pentavô o guarda mor Domingos de Góes Maciel, pai da minha tetravó Custódia Maria do Prado.
    Parabéns pela postagem!

    ResponderExcluir